07/12/2018 as 09:53

Periscópio

Gilberto Occhi chega em Aracaju

O ministro vem ao Estado para a inauguração da nova sede do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Sergipe

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Gilberto Occhi chega em Aracaju

Vai bem 1
Durante a entrevista que concedeu ao radialista Narciso Machado, da Fan FM, o governador Belivaldo Chagas (PSD) disse estar “bastante satisfeito” com o trabalho realizado pelo médico e secretário da Saúde Valberto de Oliveira. A Saúde estadual vive um bom momento desde que ele assumiu a pasta, há pouco mais de sete meses.


Vai bem 2
Um dos grandes feitos de Valberto foi acabar com a angústia de pacientes que aguardam meses para realizar uma cirurgia cardíaca no Hospital Cirurgia. Não se pode esquecer também o esvaziamento dos corredores do Huse, que mais pareciam campos de concentração. Ele também melhorou o fluxo nos hospitais regionais e colocou unidades de retaguarda para funcionar, beneficiando a população.

Nova prisão
É bem possível
que possa ser expedida, dentro de pouco tempo, nova decisão determinando a prisão do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. Quem leu a decisão do STJ que negou o habeas corpus percebe que a Justiça chegou a avaliar que a adoção de outras medidas cautelares seria insuficiente.

Corrida
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou na manhã de ontem a mudança de data da Corrida Cidade de Aracaju, evento esportivo que acontece em comemoração ao aniversário da capital. Ao lado do secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, e do secretário da Fazenda, Jeferson Passos, o prefeito explicou a necessidade da mudança de data do evento. Em 2019 a corrida será realizada no dia 23 de março, uma semana após o aniversário da cidade.

Pavimentação 1
O novo acesso ao Município de São Miguel do Aleixo, no Agreste Sergipano, agradou a população e deu um novo visual à entrada da cidade. Com investimentos do Governo do Estado, via Departamento de Infraestrutura Rodoviária (DER) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o governador Belivaldo Chagas entregou ontem a restauração da pavimentação da SE-331, no trecho entre o entroncamento da SE-175 e a sede municipal.

Pavimentação 2
A obra, orçada em R$ 1,9 milhão, corresponde a 8,2 km de extensão, com duas pistas de rolamento e acostamentos, o que resulta em 54.400 metros quadrados de área asfaltada. O governador afirmou que a questão da recuperação de estradas tem sido uma constante no governo, com o objetivo de diminuir o sofrimento da população que trafega pelo interior do Estado.

O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu na tarde de ontem com os membros do Comitê de Gerenciamento de Crises da Prefeitura de Aracaju. O objetivo foi discutir ações de enfrentamento aos efeitos das chuvas, que poderão acometer a capital sergipana entre a noite do próximo domingo, 9, e a madrugada de segunda-feira, 10, segundo alerta emitido pelo Centro de Meteorologia de Sergipe.

O deputado federal André Moura e o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, convidam a imprensa para uma coletiva que será concedida por ambos, hoje. O ministro vem ao Estado para a inauguração da nova sede do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Sergipe, em um moderno e amplo espaço, estacionamento para servidores e usuários, dois pisos totalmente adaptados para a execução dos serviços e acessibilidade plena.

Esclarecimentos na Alese 1
O secretário de Segurança Pública, João Eloy, e o delegado da Polícia Civil, Paulo Márcio, foram chamados a prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa acerca das denúncias formuladas sobre o uso indevido de recursos públicos. A convocação, transformada em convite, foi aprovada ontem após votação de requerimentos de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (Rede).

Esclarecimentos na Alese 2
A intenção é verificar se a Secretaria de Segurança Pública está utilizando corretamente o dinheiro público, mais precisamente cerca de R$ 2 milhões que foram gastos para o pagamento de retribuição financeira transitória pelo exercício eventual de atividade de plantão. Esses valores foram pagos para alguns delegados de polícia.

Saiu no JC
A convocação foi motivada segundo uma denúncia feita pelo JC, em uma matéria publicada no dia 28 de outubro, conforme destacou Georgeo Passos, sobre possíveis irregularidades no pagamento dessa retribuição.

Mais Aracaju 1
O vereador Elber Batalha (PSB) criticou uma cobrança abusiva por parte do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) para que os usuários do cartão Mais Aracaju Escolar usem o novo sistema de recarga das passagens.

Mais Aracaju 2
Segundo as denúncias dos estudantes, ao fazerem a recarga do cartão nos totens que estão disponíveis em algumas universidades e faculdades da cidade, a exemplo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), é cobrada uma taxa de utilização do totem de 2% em cima valor de cada recarga que o estudante fizer. “A ideia dos totens de recarga é muito boa, porém, o estudante não pode ser prejudicado com essa cobrança descabida e arbitrária. Isso faz uma diferença imensa no orçamento de uma pessoa que é estudante”.