13/12/2018 as 13:41

Compra de votos

Eunice Dantas ajuizou uma representação contra o prefeito afastado de Itabaiana

Na ação, a procuradora destacou que houve doação de dinheiro na campanha com o objetivo de captar votos para seu filho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Eunice Dantas ajuizou uma representação contra o prefeito afastado de Itabaiana

Ontem, a procuradora regional eleitoral Eunice Dantas contou que ajuizou uma representação contra o prefeito afastado de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), e o deputado estadual eleito Talysson de Valmir (PR), por compra de voto. Na ação, a procuradora destacou que houve doação de dinheiro na campanha com o objetivo de captar votos para seu filho.


Ação MPE
O Ministério Público Eleitoral (MPE) informou ontem que entrou com pedido de cassação do mandato e inelegibilidade por oito anos da deputada estadual eleita Diná Almeida (Pode). Além disso, o órgão pediu para a Justiça Eleitoral que determine a quebra de sigilo bancário para investigação das doações da campanha.

 

Diplomação
Eunice Dantas revelou ainda que, em tese, nenhum desses processos impede a diplomação no dia 17. “O MPE ainda está apurando todos esses casos para verificar se em alguns deles a gente pode entrar com alguma medida para impedir. Mas não há nada formalizado”, contou.

Prazo
O MPE tem até o dia 17, data da diplomação, para apresentar denúncias. “Nós ainda estamos observando alguns casos. Estamos observando os gastos com recurso do financiamento público de campanha”, revelou, apontando que há possibilidade de novos casos.

De olho
O MPE afirmou estar “de olho” na prestação de contas do deputado federal eleito Valdevan Noventa (PSC). Ontem, Eunice Dantas revelou que o órgão desaprovou as contas apresentadas ao TRE, onde foi feita uma manifestação determinando, inclusive, a devolução de R$ 90,3 mil ao Tesouro Nacional.

Aumento
Circula pelas redes sociais, através de servidores, mensagem apócrifa e indignada com a cúpula do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), lembrando que pelo segundo ano consecutivo a instituição foi avaliada com o selo diamante do CNJ. “Para brindar esse inenarrável feito, conquista de todos que o compõem, o Judiciário sergipano concede aos seus magistrados míseros 16% de aumento nos seus parcos subsídios e aos servidores a expressiva percentagem de 3,56% nos seus salários, mostrando pra todo o país que a boa justiça começa em casa”.

Carta Aberta 1
A respeito da decisão judicial proferida pelo colegiado do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe na sessão de julgamento de sexta-feira, 7, em que foi conhecido e desprovido por maioria o recurso eleitoral movido por Luiz Melo de França mantendo a cassação do seu mandato, o prefeito afastado de Neópolis, Dr. Luisinho, comunicou que assinou ontem seu afastamento do cargo – em obediência à decisão.

Carta aberta 2
“Em respeito à minha consciência e sobretudo para proteger os milhares de votos que recebi, continuarei lutando em todas as instâncias da Justiça Eleitoral pela defesa do mandato que o povo de minha amada Neópolis me conferiu, para que eu possa continuar a minha missão que é continuar cuidando com carinho de nossa gente”, escreveu o alcaide afastado.

Empresa pública 1
Na tribuna da Câmara, na sessão de ontem, o deputado federal João Daniel (PT) fez a defesa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que vem sendo ameaçada de ser privatizada ou extinta, como já acenou o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Para ele, a empresa é fundamental para a comunicação no país. “Mas ela não interessa para Bolsonaro ou para aqueles que têm acordos e interesses privados, que utilizam o Estado para benefício próprio e dos interesses das empresas privadas. Dia após dia, ficará mais claro quem foi que o povo brasileiro elegeu, o que foram as fake news, a mentira e a farsa”, disse.

Empresa pública 2
Em seu discurso, João Daniel saudou os trabalhadores da EBC e garantiu que está, juntamente com a bancada do Partido dos Trabalhadores, sempre na sua defesa, pois esta é uma empresa que tem recursos. “Não há necessidade nenhuma de o Governo Federal retirar recursos, porque há uma política da EBC na qual ela é autônoma durante os próximos quatro anos”, disse.

Planilhas 1
O superintendente municipal interino de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Telles, entregou, na tarde de ontem, cópia das planilhas de custos do transporte público coletivo para representantes do Movimento Não Pago. A entrega foi feita na sede do órgão e nas planilhas constam os cálculos apresentados pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setransp) e a análise final feita pelos técnicos SMTT.

Planilhas 2
O superintendente interino destacou que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a SMTT prezam pela transparência no processo de reajuste da tarifa. “O movimento protocolou o pedido das cópias das planilhas e fizemos a entrega. A população tem o direito de saber a forma como é calculada a tarifa e os fatores que são considerados neste cálculo. A tarifa foi reajustada de forma totalmente transparente e justa”, afirma.

Sudene 1
Com orçamento de R$ 25,7 bilhões para financiamento de projetos no Nordeste, o Conselho Deliberativo da Sudene reuniu-se ontem para definir como o valor será aplicado no desenvolvimento da região. O governador Belivaldo Chagas acompanhou a reunião, que também tratou das condições de financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

Sudene 2
Belivaldo está otimista quanto ao futuro da Sudene e do desenvolvimento da região. “Estou confiante na gestão do novo ministro, da mesma forma que acredito no poder de retomada do papel da Sudene no desenvolvimento da região Nordeste. E para fortalecer ainda mais esse processo, sugeri que a próxima reunião aconteça na sede da Sudene, em Recife, com a presença do ministro Gustavo Henrique Canuto”, declarou.