14/12/2018 as 08:01

Lagarto

Fábio Reis parabeniza nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores

Os eleitos são seus aliados, inclusive o novo presidente, que era aliado do prefeito afastado e foi eleito por unanimidade após a migração para o bloco da oposição.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Despedida
O clima foi de despedida na Assembleia Legislativa. Entre os deputados que não estarão mais no parlamento, Ana Lúcia (PT) é um deles, que construiu uma bela história em 16 anos de atuação. Chamada agora de Ana Lula – em homenagem ao ex-presidente Lula, preso –, a parlamentar decidiu encerrar a carreira. A sessão de ontem foi recheada de depoimentos dos colegas, quando Ana Lúcia fez o seu último pronunciamento na tribuna da Alese. Antes de se aposentar, retorna às salas de aula, onde tudo começou.

Passe livre aéreo 1
O Ministério Público Federal em Sergipe finalizou todas as ações civis públicas que tratam, no Brasil, da concessão de passe livre aéreo às pessoas com deficiência e idosos, comprovadamente carentes. Os processos ajuizados em qualquer lugar do território nacional foram reunidos em Sergipe por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), já que o MPF local foi quem primeiro levou a questão à Justiça Federal.

Passe livre aéreo 2
São processadas a União, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as companhias aéreas Avianca, Azul, TAM, GOL e Passaredo. Após três anos de tentativas de uma solução conciliatória para o caso, sem êxito, o MPF optou por apresentar alegações finais em todos os processos. Dentre outros requerimentos, o MPF pede que a União implemente, em 30 dias, e com abrangência nacional, sistema de passe livre aéreo para as pessoas com deficiência e para idosos, comprovadamente carentes.

Lagarto 1

O deputado federal Fábio Reis (MDB) usou as redes sociais para parabenizar a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Lagarto, eleita na manhã desta quinta-feira, 13, para o biênio 2019-2020. Foram escolhidos os vereadores Eduardo de João Maratá (PR) para a presidência, Washington da Mariquita (MDB) como vice, JC (MDB) como primeiro secretário e Alex Dentinho (PRB) como segundo secretário. 

Lagarto 2
Em seu Twitter, Fábio parabenizou os eleitos, que são seus aliados, inclusive o novo presidente, que era da base aliada do prefeito afastado e foi eleito por unanimidade após a migração para o bloco da oposição.

Justiça tributária 1
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) ocupou ontem a tribuna do Senado para comentar os indicadores negativos de desigualdade social no país. Para ele, com a restrição fiscal imposta pela crise, a saída está em uma ampla reforma tributária que aponte os rumos para a retomada de uma economia crescente, adequando o sistema de arrecadação à capacidade contributiva dos cidadãos.

Justiça tributária 2
“O modelo de tributação brasileiro estrangula a capacidade de consumo dos mais vulneráveis e perpetua a concentração de renda”, argumentou o senador, ao comentar a notícia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dando conta de que a desigualdade voltou a crescer.

Proinveste
Recursos do Proinveste: uma das maiores obras realizadas pelo Governo de Sergipe no interior do Estado, a Central de Abastecimento de Itabaiana irá dinamizar a economia da região, propiciando uma melhor circulação de mercadorias, além de trazer mais conforto e comodidade para comerciantes e clientes. Em fase de conclusão, a nova Ceasa está com 85% dos serviços executados, faltando a instalação de equipamentos e acabamentos. A expectativa é que a obra seja entregue em junho de 2019.


Dependentes 1
O vereador Anderson de Tuca (PRTB) apresentou uma emenda aditiva à Lei Orçamentária Anual (LOA), visando realocar R$ 2 milhões para a construção de um Centro de Acolhimento e Tratamento de Usuários de Drogas. Segundo o vereador, a proposta é viabilizar, por meio da emenda, um local adequado que contribua para a reinserção dos dependentes através do acolhimento, abrigo e garantia de direitos.

Dependentes 2
Ainda de acordo com Anderson de Tuca, os valores, que totalizam R$ 2 milhões para a construção do Centro de Acolhimento seriam realocados da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SMICT), Secretaria Municipal da Defesa e da Cidadania (Semdec), Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS). “O valor que a emenda propõe é pouco se for analisar os valores destinados a essas secretarias. Sem contar que é por uma boa causa”, explicou.

Projetos de lei
Ontem, o deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) antecipou suas posições em relação aos projetos de lei que considerem o aumento de impostos propostos pelo Governo de Sergipe que serão votados na próxima semana. “Não importa o porquê e nem para quê. Votarei contra qualquer tipo de aumento”, disse.


Homenagem
No último dia de expediente da Câmara de Vereadores, o vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou seu discurso para homenagear a deputada estadual Ana Lúcia (PT), que está se despedindo da Assembleia Legislativa e da vida parlamentar. “Ao longo da sua história, ela contribuiu de diversas formas pelo bem coletivo fazendo a política com muita responsabilidade”, destacou Lucas.

TRT20
Hoje, a desembargadora Vilma Leite Machado Amorim assumirá a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região para o biênio 2018/2020. Também tomará posse o seu vice-presidente, desembargador Thenisson Santana Dória. A solenidade será às 10 horas, no auditório do Complexo da Justiça do Trabalho.

Acessibilidade
Algumas pessoas que foram ao ato inaugural do novo templo da Igreja Universal do Reino de Deus, no DIA, comentam que é preciso viabilizar a acessibilidade aos cadeirantes e portadores de outras deficiências.