09/01/2019 as 07:41

Novo líder

Zezinho nega indicação do seu nome como novo líder do governo na Alese

O deputado estadual eleito garantiu que não conversou sobre isso

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Novo líder

O deputado estadual eleito Zezinho Sobral (Podemos) chegou ontem de viagem e diz que não tem conhecimento sobre uma possível indicação do seu nome como novo líder do governo na Assembleia Legislativa. Zezinho garantiu à coluna que não conversou sobre isso – e ressaltou que o prazo para definição da questão é fevereiro.

Novo líder 2
“Essa é uma escolha do governador, só ele pode se definir nesta área. Acredito que será uma grande missão para aquele que for convidado, assim como uma grande honra merecer a confiança”, falou Sobral.

Com Maia 1
Sobre a eleição do novo presidente da Câmara Federal, o deputado eleito Fábio Henrique (PDT) disse à coluna que aguarda a decisão do seu partido sobre o tema. A sigla se reúne no próximo sábado para discutir o tema e Fábio adianta que defenderá apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM).

Com Maia 2
A imprensa nacional tem divulgado que o PDT, juntamente com outros partidos, articula-se para apresentar outras candidaturas e gerar um segundo turno na disputa. Questionado sobre qual seria a tendência do partido hoje, Fábio insistiu que só será possível ter uma ideia após a reunião com toda a bancada.

Sem saúde 1
O clima esquentou no Hospital Municipal Nestor Piva na manhã de ontem. Mesmo com a contratação de uma empresa para assumir a gestão da unidade, quem chega ao local continua sem conseguir atendimento e sendo orientado a buscar o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Sem saúde 2
Além disso, a determinação da prefeitura de transferir os profissionais estatutários do Nestor Piva para o Hospital Municipal Fernando Franco, na zona Sul, provocou muita polêmica. Uma equipe do Conselho Regional de Medicina (CRM) foi à unidade e participou de uma reunião com a secretária da Saúde, Waneska Barbosa, que foi vaiada ao chegar ao hospital.

Contra crianças 1
Deu no G1/Sergipe: um levantamento do Conselho Tutelar de Aracaju registrou 747 violações aos direitos de crianças e adolescentes no ano de 2018, na área que abrange o 5º distrito na capital sergipana. Segundo a conselheira tutelar Silvania Santos de Sousa, o distrito abrange os bairros Santos Dumont/Tamandaré, Olaria/Nossa Senhora da Liberdade I, II, III, Lamarão, Bugio, Jardim Centenário, José Conrado de Araújo, Soledade e Veneza I e II.

Contra crianças 2
Os casos relatados foram: negligência (299), violência física (117), escolar (108), sexual (67), rebeldia (48), conflitos/alienação parental (22), psicológica (20), fuga (18), trabalho infantil (17), abandono (13), Síndrome de Dependência a Sustâncias Psicoativas (dez) e bulling (oito). O maior número de casos foi registrado nos bairros Santos Dumont/Almirante Tamandaré (199).

Água
O governador Belivaldo Chagas se reuniu ontem com órgãos responsáveis pelo abastecimento de água em Sergipe em busca de soluções para o desabastecimento em alguns municípios. Foi apresentado um panorama da seca e discutidos meios de combater o desmatamento, desperdício de água e a poluição.

Vigilância
O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, apresentou na manhã desta terça-feira, 8, à equipe da Vigilância Sanitária, o novo coordenador da área. É o cirurgião-dentista e ex-secretário de Saúde de Aracaju Ávio Britto. A apresentação foi feita no espaço de reuniões do Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha e contou com as presenças da superintendente executiva da SES, Adriana Menezes de Souza, e da diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa.

Dom Luciano
O prefeito Edvaldo Nogueira sancionou, nesta segunda-feira, 7, a lei que cria o Bairro Dom Luciano, na região conhecida atualmente como Loteamento Pau Ferro, que pertencia ao Bairro Cidade Nova, na zona Norte do município. O projeto, que homenageia o arcebispo emérito de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte, foi de autoria do vereador Elber Batalha Filho.

Licenciamento
Os proprietários de veículos com qualquer final de placa já podem imprimir o Documento Único de Arrecadação (DUA) para o Licenciamento Anual 2019 nos canais de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). Em cinco dias úteis deste ano, cerca de cinco mil pessoas já quitaram o licenciamento com o desconto de 10% no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que poderá ser obtido para pagamentos até o dia 28 de fevereiro.

Conferindo 1
O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) visitou na manhã de ontem a Unidade de Saúde Nestor Piva, a fim de verificar a situação dos atendimentos. O parlamentar conversou com a secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza, e a questionou sobre a greve dos médicos na capital sergipana.

Conferindo 2
“Tenho acompanhado de perto os problemas ocasionados pela greve dos médicos em Aracaju. É importante alinhar com a gestão municipal, o quanto antes, soluções para que a população não fique desassistida e possa ter uma Saúde de qualidade”, afirmou o deputado. O deputado pediu à secretária entendimento com os servidores.