17/01/2019 as 07:48

Candidato

Gilmar Carvalho reafirma que vai disputar Prefeitura de Aracaju na próxima eleição

De acordo com o parlamentar, sua decisão é originária do desejo da população

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Itabaianinha
O vereador de Itabaianinha Martins Neto assumirá a liderança de oposição na Câmara Municipal. O projeto junto ao grupo liderado pelo professor Gleinyson é fortalecer o bloco para 2020. Com reuniões semanais, o grupo não descansa e está traçando o planejamento para os próximos anos. 2020 já começou por Itabaianinha.

Indicação
A secretária é uma indicação da própria Eliane e do Partido dos Trabalhadores para compor a equipe comandada pelo governador Belivaldo Chagas. Vale ressaltar que o PT sergipano saiu bastante fortalecido do pleito eleitoral, com diversos deputados estaduais, federais, um senador da República e uma vice-governadora.

Inclusão
Currículo dos bons para a Inclusão Social. Tomou posse ontem como secretária de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho a médica, professora universitária e doutora em Saúde Coletiva Lêda Couto de Vasconcelos. Lêda já participou da administração pública de Aracaju em 2006, quando foi secretária da saúde e do Ministério da Saúde, quando dirigiu as Especialidades e Redes Temáticas e de Atenção à Saúde. Eliane Aquino acertou em cheio na indicação.

Rádio 1
A saída dos radialistas George Magalhães e Gilmar Carvalho deixou um vácuo no noticiário radiofônico matinal de Sergipe. Inimigos figadais, eles realizavam um duelo diário, em busca de audiência – o que incluía alfinetadas mútuas. O perfil do programa de ambos era rejeitado por boa parte da sociedade, mas eles conseguiam liderar a audiência, mantendo um clima quente – e por vezes tenso.

Rádio 2
Com a saída dos dois líderes de audiência do dial, as rádios apostam em programas com um perfil jornalístico mais técnico e menos opinativo, que tem agradado os amantes das ondas radiofônicas. Os radialistas Narciso Machado e André Barros aparecem bem na preferência da população, em emissoras que estão apostando neste formato jornalístico.

Ilusão
Do ex-presidente da OAB, Henri Clay Andrade, ontem, nas redes sociais, sobre a polêmica da posse de armas: “Há uma grande ilusão de que ter arma em casa nos dá mais segurança. Ao contrário, a posse de arma pode provocar acidente doméstico e aumentar o índice de homicídios, a exemplo do feminicídio.

Praças 1
Além de ser um local de convivência social, lazer, cultura, práticas desportivas e atividades físicas, as praças são espaços públicos que podem cumprir, também, uma importante função ecológica dentro da estrutura urbana. Diante disso, o vereador Iran Barbosa (PT) protocolou, na Câmara Municipal de Aracaju, um conjunto de indicações solicitando a reforma de diversas praças localizadas nos bairros Farolândia, São Conrado, Siqueira Campos, Jabotiana, Aeroporto, Inácio Barbosa, Grageru e Centro.

Praças 2
De acordo com Iran, as indicações são fruto de demandas colhidas junto à população e de visitas aos bairros de Aracaju, além do que os serviços urbanos de recuperação, manutenção e estruturação de praças são temas pautados pelo parlamentar cotidianamente. O vereador pontuou que esses espaços públicos cumprem o significativo papel de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Escola
O Governo do Estado de Sergipe reconheceu a importância da professora Maria da Glória Mota Cabral para a educação sergipana e alterou o nome da Escola Estadual Criança Feliz, localizada no Município de Capela, em homenagem a essa educadora, que tanto lutou pelo acesso das crianças pobres à educação pública. A mudança é fruto da indicação nº 104/2018, de autoria da deputada estadual Ana Lula (PT).

Carros-fortes
De toda a região Nordeste, só Sergipe e Alagoas não registraram assaltos a carros-fortes em 2018. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Segurança Privada (Contrasp) e foram divulgados nesta terça-feira, 15, pelo jornal O Globo, em matéria intitulada “Assaltos a carros-fortes no Brasil batem recorde em 2018”.

Candidato

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC), em entrevista ao “Jornal da Xodó”, nesta quarta, 16, reafirmou que pretende disputar a Prefeitura de Aracaju no próximo ano. De acordo com o parlamentar, sua decisão é originária do desejo da população, que durante visitas cotidianas a bairros da Grande Aracaju clamou pela mudança nas administrações municipais. Gilmar disse ainda que o grupo político também lançará candidato em Socorro. 

Será?
Para esta coluna, o vereador Elber Batalha (PSB), integrante da bancada da oposição na Câmara, comentou sobre os posicionamentos do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) na gestão da administração. “Na verdade, hoje com a aprovação da terceirização da mão de obra é possível privatizar. Mas quando ele está terceirizando ele vai contra toda a ideologia dele e todo o compromisso de esquerda que PCdoB tem. Será que ele ainda tem algum?”, disse.

“Aposentáveis”
O jornal O Estado de S. Paulo conseguiu, por meio da Lei de Acesso à Informação, uma lista de “aposentáveis” pelos planos dos congressistas. No material divulgado, há o nome de Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB).

Retomada de obras
O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) assinou a ordem de serviço que garantirá a retomada das obras de infraestrutura no Bairro Marivan, na zona Sul da capital. Com o investimento de mais de R$ 12 milhões, serão realizados serviços de terraplanagem, drenagem pluvial e profunda, construção de rede de esgoto, pavimentação, calçadas e ciclovias, levando melhorias para 53 ruas do bairro.