31/01/2019 as 07:49

Juntinhos

André Moura e Fábio Henrique tem aumentado a proximidade política

Ambos estão de olho em 2020

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Prestação de contas 1
O governador Belivaldo Chagas (PSD) tem se reunido constantemente com sua equipe técnica visando apresentar uma prestação de contas à sociedade sergipana. A ideia é abrir os números, dar transparência aos dados do cofre estadual, para que todos vejam com clareza qual é a real situação.

Prestação de contas 2
A primeira prestação de contas deve acontecer já nos próximos dias, quando o governador pode convocar uma entrevista para apresentar tudo. Trailler do filme que virá: a situação não é boa. E pode piorar.

Calamidade
Belivaldo Chagas tem insistido em citar a possibilidade de decretar estado de calamidade financeira. Isso pode ser um indício de que ele realmente está pensando no assunto – ou ainda, pode ser que o governador esteja preparando a população para o que virá.

Agora vai
Os moradores da Coroa do Meio estão satisfeitos com o andamento das obras de drenagem e pavimentação no bairro. Ruas de barro e mal iluminadas já estão sendo asfaltadas, o que também melhora a imagem da cidade para os turistas – já que nos fundos do principal cartão-postal da capital (Orla de Atalaia) a falta de infraestrutura chocava os visitantes.

Superintendente
A Secretaria de Educação já tem um novo superintendente de Educação: Ricardo de Santana, professor do Departamento de Economia da UFS. Ele também já teve passagem pela Fapese e Emgetis.

Juntinhos

Tem aumentado muito a proximidade política entre o deputado federal André Moura (PSC) e o deputado federal eleito Fábio Henrique (PDT). Ambos estão de olho em 2020, que é logo ali.

Eleito?
Carregando todo o charme de ser o candidato do governo, Luciano Bispo (MDB) deve mesmo ser reeleito para presidente da Assembleia Legislativa. A reclamação de quem ficou de fora sempre acontece, mas por enquanto não há potencial para estragar os planos. Nenhum deputado da base quer arriscar perder a simpatia do governador.

Feiras 1
O diretor-presidente da Emsurb, Luiz Roberto, divulgou ontem o valor que será arrecadado com as feiras livres na capital. Em entrevista ao radialista Narcizo Machado durante o Jornal da Fan FM, ontem, ele disse que o montante será de R$ 80 mil por mês, o que chegará a quase R$ 1 milhão por ano. O contrato entre a PMA e empresários que atuam na montagem das bancas das feiras livres da capital será assinado nos próximos dias.

Feiras 2
Segundo Luiz Roberto, os recursos arrecadados serão destinados à limpeza das feiras livres da capital sergipana. O serviço era custeado anteriormente pela prefeitura, sem contrapartida dos donos das bancas. “Estabelecemos preço por metro quadrado, por número de bancas, enfim, pelo uso do espaço público. Oito empresários atuam no setor de montagem das feiras de Aracaju e eles farão essa arrecadação e repasse para a prefeitura”, pontuou.

Pedras
A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (Patriota) afirma que alguns ataques começaram a acontecer devido ao seu posicionamento firme e ao desejo dos aracajuanos por mudança – que estariam incomodando os caciques da política. Emília disse que tem sido criticada, chamando de “pedras” – e tem certeza que vem incomodado os caciques que não têm a preocupação e o respeito pela vontade popular e que decidem tudo entre quatro paredes.

Em Socorro
O prefeito Padre Inaldo (PCdoB) assinou e enviou à Câmara de Nossa Senhora do Socorro o projeto de lei que dispõe sobre a criação e organização estrutural dos Conselhos Municipais de Juventude e de Esporte e Lazer.

Mobilidade urbana
O vereador Vinicius Porto (DEM) destacou o investimento da Prefeitura de Aracaju na melhoria da mobilidade urbana. O parlamentar frisou o sistema inteligente de ajuste e sincronização de semáforos de tempo fixo que melhora o fluxo de trânsito, reduzindo atrasos e paradas.

Fafen
Ontem, durante o ato em defesa da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), os manifestantes ameaçaram invadir a unidade caso a Petrobras confirme mesmo a hibernação das atividades no local, conforme a equipe do JC acompanhou. A matéria completa está no caderno Cidades de hoje.

Eleição Alese
A oposição a Luciano Bispo (MDB) para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa parece que aumentou após ele ter feito a composição da chapa colocando Garibalde Mendonça (MDB) na segunda secretaria e negado. Na edição do JC de terça-feira, Georgeo Passos (Rede), por exemplo, já havia sinalizado que vota contrário à permanência de Bispo no comando da Casa.

PCdoB
O PCdoB realiza hoje a plenária “Reconstruindo Aracaju – Conquistas e Perspectivas”. O evento acontecerá na sede do Sindicato dos Bancários, às 18 horas, e contará com a presença de militantes, membros de movimentos sociais, juventude e sociedade. Na ocasião, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, fará uma explanação sobre os dois anos à frente da capital sergipana e apresentará o planejamento para 2019 e 2020.