01/02/2019 as 08:01

Novo presidente

Desembargador Ricardo Múcio deixa presidência do TRE

Ele será substituído pelo desembargador José dos Anjos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Preso
A Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem, a 59ª fase da Operação Lava Jato, prendendo o ex-presidente de empresas do Grupo Estre, Wilson Quintella Filho, e o advogado e ex-executivo do grupo, Mauro de Morais. A PF cumpriu 15 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária. As ordens foram cumpridas em São Paulo e Araçatuba, no interior paulista.

Novo presidente

A sessão plenária de julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) de ontem marcou a despedida do presidente da Casa, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima. O biênio (2017/2019) do magistrado terminará no dia 2 de fevereiro. Ricardo Múcio ocupa uma das duas cadeiras destinadas aos desembargadores e será substituído pelo desembargador José dos Anjos, indicado pelo Tribunal de Justiça do Estado para compor o TRE-SE.

Sem interferência 1
O governador Belivaldo Chagas encerrou as especulações sobre sua participação na votação da presidência da Assembleia Legislativa. Em entrevista, ele declarou que torce pela vitória do deputado estadual Luciano Bispo e preza pela interdependência dos poderes.

Sem interferência 2
“A expectativa é a de participar, porque fui convidado e lá estarei. Não estou participando da negociação da nova Mesa Diretiva da Assembleia Legislativa. Ninguém tem dúvida da minha preferência por Luciano, sempre disse isso. Quero ir para a posse e conviver de forma harmônica com o Poder Legislativo”, afirmou.

Novos leitos 1
Para permitir um melhor fluxo dos pacientes de trauma do Pronto Socorro, retirar os pacientes da Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA) e otimizar a disponibilidade das salas cirúrgicas do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o governador Belivaldo Chagas e a vice-governadora Eliane Aquino entregaram ontem a nova Unidade de Apoio Crítico do hospital. O setor possui dez leitos e recebeu equipamentos avaliados em mais de R$ 1 milhão.

Novos leitos 2
De acordo com o governador, a nova ala faz parte do direcionamento da gestão estadual para promover uma maior humanização ao Huse. “A partir do funcionamento dessa unidade de apoio ao paciente crítico conseguimos desafogar outros setores, outras unidades aqui dentro do próprio Huse. Isso evita aquele problema que tínhamos em um passado recente, de corredores lotados e dificuldades até mesmo para que os próprios profissionais pudessem trabalhar em algumas alas. Isso significa dizer que a rede hospitalar está funcionando”, disse Belivaldo.

Contra fraudes
O Ministério Público Federal (MPF) ratificou e ampliou, no fim de 2018, o convênio firmado com a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese). O reforço da parceria tem o objetivo de auxiliar o MPF em suas investigações, bem como fortalecer as investigações relacionadas principalmente às fraudes em contratos sociais. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo procurador-chefe do MPF em Sergipe, Rômulo Almeida, e pelo então presidente da Jucese, George Trindade.

Estreia
Estreia hoje um novo programa jornalístico no rádio sergipano: Inove Notícias, na 930 Liberdade AM, que será depois também transmitido na Liberdade FM 100,3. Exibido de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, o programa terá na sua apresentação o competente e experiente jornalista Nivaldo Cândido, além de Kleber Alves. A equipe contará também com Barroso Guimarães na externa e a produção de Elder Santos.

Renúncia 1
O povo sergipano delegou ao vereador Iran Barbosa (PT), através do voto, a missão de ampliar a sua representação parlamentar para a condição de deputado estadual. Por esta razão, para tomar posse na Assembleia Legislativa Iran protocolou, na manhã desta quinta-feira, 31, na Câmara Municipal de Aracaju, o ofício que contém o seu pedido de renúncia ao mandato de vereador.


Renúncia 2
“É a segunda vez que a vontade popular dos eleitores sergipanos me atribui desafios mais amplos em pleno exercício da vereança. Encerro aqui este mandato para dar início a um novo e mais amplo desafio, acatando a vontade popular”, afirmou Iran. Ele explicou que a formalização da renúncia é uma exigência contida na legislação pátria para que ele possa tomar posse no exercício de outra representação parlamentar delegada pelo eleitorado.

Barragens
Em Sergipe, nas seis barragens geridas pelo Governo do Estado destinadas à irrigação e ao consumo humano a preocupação com os quesitos de segurança das reservas hídricas e das populações adjacentes vem de muito antes de o assunto tomar o noticiário, com as tragédias ocorridas em Minas Gerais. Nessas barragens públicas atuam, desde 2014, os especialistas que formam o Painel de Segurança de Barragens contratados pelo Programa Águas de Sergipe (PAS), encaminhando ações preventivas que afastam o temor criado pelos casos de Mariana e Brumadinho.

Nova avenida
A zona Norte de Aracaju será beneficiada com uma obra de infraestrutura de R$ 15 milhões, que resolverá, definitivamente, os alagamentos do bairro Japãozinho, além de abrir uma nova avenida na região. A ordem de serviço para início da execução do projeto foi assinada na manhã de ontem, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Moradores da localidade comemoraram o cumprimento de mais um compromisso firmado pela atual gestão com a comunidade.

Sem luz
Ontem à tarde e noite sucessivas quedas de energia atingiram o Bairro Jardins e adjacências. O comércio foi duramente atingido.