15/02/2019 as 10:09

Presidente

Albano Franco renunciou ao cargo no Conselho Deliberativo do Clube Sportivo Sergipe

Ele entregou ontem a sua carta de renúncia e confirmou que continuará como sócio do seu clube do coração.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Albano Franco renunciou ao cargo no Conselho Deliberativo do Clube Sportivo Sergipe

Sem vistoria
Depois da tragédia ocorrida no Flamengo, com o incêndio no Ninho do Urubu, a coluna apurou que a situação dos alojamentos nos dois maiores clubes sergipanos, Sergipe e Confiança, não é boa: a assessoria do Corpo de Bombeiros confirmou à coluna que as duas unidades estão irregulares e que deverão sofrer novas vistorias em breve.

O ex-governador Albano Franco renunciou ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo do Clube Sportivo Sergipe. Ele entregou ontem a sua carta de renúncia e confirmou que continuará como sócio do seu clube do coração.  

Corrupção no MEC 1
Uma investigação feita pela nova gestão do MEC pode dar início à Lava Jato da Educação. A afirmação foi feita ontem pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez, durante assinatura do protocolo de intenções que tem como objetivo apurar indícios de corrupção, desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública no âmbito do MEC e de suas autarquias, nas gestões anteriores. Isso pode ter implicações em Sergipe.

Corrupção no MEC 2
Dos vários casos apurados até agora, foram apresentados exemplos emblemáticos, como favorecimentos indevidos no Programa Universidade para Todos (ProUni), desvios no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) envolvendo o Sistema S, concessão ilegal de bolsas de ensino à distância e irregularidades em universidades federais. A audiência deu transparência ao funcionamento e atos do MEC, seguindo as orientações do presidente Jair Bolsonaro para todos os ministérios e instituições federais.

ACP 1
O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado (Sintrase) impetrou na última segunda-feira, 11, uma ação civil pública em face do Governo de Sergipe. O objetivo da ação é cobrar que sejam disciplinados os critérios para pagamento da gratificação por desempenho. A ação solicita que o governo encaminhe tais critérios através de projeto de lei para a Assembleia Legislativa.

ACP 2
O adicional em questão corresponde a 20% do salário do servidor e é uma conquista do Sintrase, quando da elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), em junho de 2014, garante a instituição. No entanto, essa gratificação é carente de regulamentação, tendo a necessidade de serem estabelecidos critérios objetivos e metas para o que servidor possa recebê-la.


Rasgadinho 1
A Prefeitura de Aracaju dará apoio logístico para a edição 2019 do Festival Brasileiro de Ritmos - Rasgadinho, que acontece de 2 a 5 de março. A confirmação foi dada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na manhã de ontem, após reunião com o organizador do evento, Robson Viana. De acordo com o gestor municipal, a administração garantirá todo suporte à estrutura da festa carnavalesca, assim como ocorreu nos anos anteriores.


Rasgadinho 2
“Robson resolveu realizar o Rasgadinho este ano e eu fico muito feliz porque é uma tradição da nossa cidade que se mantém. Assim como fizemos nos outros anos, a prefeitura vai trabalhar para a segurança dos foliões, com a Guarda Municipal e a SMTT, vai disponibilizar banheiros químicos e vai, também, garantir a limpeza de todas as ruas que farão parte do percurso para que o Rasgadinho aconteça da melhor forma. É uma festa tradicional, que começou com a gente e que fará a alegria dos aracajuanos e turistas, mais uma vez”, destacou Edvaldo.

Indulto 1
Publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira, 11, o decreto 9.706 do indulto humanitário, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, pode conceder liberdade aos presos portadores de doenças graves e em estado terminal. Em Sergipe, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), a população carcerária que se enquadra nas situações descritas no decreto é de 376 presos.

Indulto 2
No entanto, isso não significa que todos eles estão habilitados a receber o indulto. “O próprio decreto que prevê o indulto deixa claro que cabe ao juiz decidir, afinal nem todos podem ser beneficiados, porque o decreto exclui alguns tipos de crimes cometidos, então cada caso é avaliado individualmente”, explica o secretário da Sejuc, Cristiano Barreto.

Ex-ministra
A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Lula, Márcia Lopes, estará em Sergipe hoje para participar do “II Seminário: O Suas em tempos de agenda ultraliberal” e a “II Plenária dos Trabalhadores do Suas”. Ambos os eventos acontecem no auditório da Caase (antigo auditório da OAB), localizado na Travessa Martinho Garcez, próximo à Praça Camerino. A realização é da Frente Nacional em Defesa do Suas e da Seguridade Social (Fnsuas).

Sefaz no TCE
Ontem, o conselheiro Clóvis Barbosa disse que recebeu o secretário da Fazenda, Ademario Alves de Jesus, em seu gabinete. “O secretário está disposto a prestar todo tipo de esclarecimento que for solicitado”, comentou, durante sessão na Corte de Contas.

Carreira em Itabaiana
José Carlos Machado (PPS), ex-vice-prefeito de Aracaju, afirmou que se sentiria honrado em encerrar carreira política como prefeito de Itabaiana. A assertiva foi dada durante entrevista feita ontem no programa de rádio “Jornal da Fan”. “Não há nenhum problema em encerrar a carreira como vereador de Aracaju. Mas quem não gostaria de encerrar sendo prefeito de sua terra natal”, comentou.