21/02/2019 as 07:44

Matadouros

Procurador-geral do MPE recomenda reabertura cumprindo normas de higiene e ambientais

Uma comissão suprapartidária formada por 12 deputados estaduais esteve ontem no Ministério Público Estadual

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

2022
E se a atual vice-governadora Eliane Aquino tornar-se real opção dos aliados de Belivaldo Chagas (PSD) para disputar o Governo de Sergipe em 2022?

Matadouro 1

Uma comissão suprapartidária formada por 12 deputados estaduais esteve ontem no Ministério Público Estadual. Os parlamentares se reuniram com o procurador-geral Eduardo Barreto D’Ávila Fontes, para tratar sobre o fechamento dos matadouros públicos em Sergipe e possíveis soluções para este problema.

Matadouro 2
Durante a reunião, o deputado Georgeo Passos defendeu soluções, como a possibilidade de melhorias nos matadouros que possuem condições para uma rápida reabertura. O parlamentar lembrou que a qualidade da carne merece, sim, atenção, mas disse que é preciso se atentar também às dificuldades que os trabalhadores estão passando.

Cumprindo normas 1
O procurador-geral do MPE/SE informou, após ouvir os deputados estaduais, que irá conversar com promotores que estão cuidando da questão, para que uma nova reunião possa ser marcada. Eduardo D’Ávila Fontes deixou claro, no entanto, ser de grande importância o cumprimento da legislação, quanto às normas de higiene e ambientais.

Cumprindo normas 2
“Os deputados vieram dar o apoio às ações do Ministério Público e também pedir apoio para que a gente reflita quanto à questão social. Isso já está sendo muito bem visto pelos colegas. A questão de saúde pública, a questão ambiental é muito séria e precisamos pensar também na população. No que pese a questão social dos trabalhadores dessa área, precisamos garantir a saúde da população”, afirmou o procurador-geral, lembrando que tão logo sejam atendidas todas as questões legais, os matadouros de Sergipe poderão voltar a operar.

Emergência
Os municípios de São Miguel do Aleixo e Nossa Senhora de Lourdes voltaram a fazer parte da lista de cidades sergipanas em situação de emergência por conta da seca. Agora, a lista totaliza 27 municípios. De acordo com a Defesa Civil, 180.830 pessoas estão sendo afetadas pela seca e cerca de 56.683 são assistidas pela Operação Carro Pipa, do Exército e da Defesa Civil.


Outras cidades
Em situação de emergência, também estão os municípios de Amparo de São Francisco, Tobias Barreto, Canindé de São Francisco, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Itabi, Simão Dias, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso, Feira Nova, Canhoba, Tomar do Geru, Poço Redondo, Salgado, Aquidabã, Malhada dos Bois, Capela, Nossa Senhora de Lourdes e São Miguel do Aleixo.

Julgamento
O julgamento do recurso do prefeito afastado de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, já tem nova data marcada. Agora, o caso está pautado para o dia 12 de março, na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, e será julgado pelo Desembargador Diógenes Barreto.

 

Prefeita
Na manhã de ontem, a deputada estadual Goretti Reis (PSD) firmou que, “se a população entender”, colocará seu nome à disposição como pré-candidata a prefeita do Município de Lagarto. “O povo conhece a minha forma de agir, de trabalhar. Lagarto sempre foi meu carro-chefe para manter-me como deputada estadual, tenho uma grande quantidade de amigos, e tem a questão de o povo saber quem é Goretti e todo o trabalho que a gente faz dentro do município”, pontuou.


Concurso
Na manhã de ontem, a Assembleia Legislativa assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) para a realização da perícia médica dos aprovados no concurso da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). No início de fevereiro, o presidente havia dito que iria chamar alguns aprovados ainda este mês. A estimativa é que cerca de 40% dos aprovados sejam convocados ainda no primeiro semestre.

Mudança 1
O vereador Thiaguinho Batalha contou para esta coluna que está preparado para sair do PMB. “Até porque o partido não atingiu a cláusula de barreira e já estamos recebendo convites, o que me deixa muito feliz. Recebemos convites do PSC, PSD, SD e PDT. São partidos grandes, que têm representatividade muito grande na Câmara dos Deputados. Vamos analisar até chegar o período da janela”, disse.

Mudança 2
Além de Thiaguinho, os vereadores Anderson de Tuca e Zezinho do Bugio afirmaram que pretendem sair do PTB. Os dois já analisam propostas de outros partidos, mas preferiram não revelar.

Queda de energia
Ontem, uma queda de energia atingiu alguns bairros da capital. Com isso, a Câmara de Aracaju e Assembleia Legislativa de Sergipe ficaram com as atividades interrompidas.


Na mesa
Ainda ontem, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) assumiu, pela primeira vez, a cadeira de presidente da Assembleia Legislativa. O parlamentar, que é vice-presidente, sentou para dar prosseguimento à sessão ordinária do dia.

Erramos
O JC de ontem, dia 20 de fevereiro de 2019, quarta-feira, circulou com a data 19/02 por erro no fechamento de sua primeira página. Pedimos desculpas aos leitores, assinantes e anunciantes.