27/02/2019 as 07:54

Com Moro

Clóvis Barbosa se reúne com ministro da Justiça e Segurança Pública

De acordo com o conselheiro do TCE/SE, a reunião foi proveitosa e serviu para que fossem expostos vários assuntos relevantes no âmbito do sistema de controle externo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com Moro 1

O conselheiro Clóvis Barbosa representou o Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) em audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, na tarde de ontem, em Brasília. Participaram conselheiros de 32 Cortes de Contas do país.

Com Moro 2
De acordo com o conselheiro do TCE/SE, a reunião foi proveitosa e serviu para que fossem expostos vários assuntos relevantes no âmbito do sistema de controle externo. Ainda segundo o conselheiro, outros temas tratados foram a criação do Conselho Nacional para os Tribunais de Contas (CNTC) e a “modificação da composição dos Tribunais, dando ênfase à inclusão de pessoal técnico”.

Riachão 1
A prefeita cassada do Município de Riachão do Dantas, Gerana Costa, perdeu mais um recurso em Brasília. O TSE negou seguimento ao recurso especial da ex-prefeita e do seu vice, confirmando a cassação dos mandatos. De acordo com informações obtidas pela coluna, o processo já teria sido remetido ao TRE, que deverá agendar eleição suplementar.

Riachão 2
A assessoria da prefeita informou que se trata de uma decisão monocrática do relator e que, portanto, cabe recurso, que será levado ao pleno. Portanto, não se trata do último recurso.

Riachão 3
Simone Andrade (PCdoB), que disputou a Prefeitura de Riachão do Dantas em 2016, pretende entrar no páreo na nova disputa. A data será definida logo em breve.

Erramos
Em reportagem publicada na edição de ontem, sobre deputados eleitos que tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), o JC publicou por engano a foto do deputado Capitão Samuel, que teve as contas aprovadas, conforme documentação enviada à coluna. Quem teve contas reprovadas foi o deputado Dr. Samuel Carvalho (PPS).

BNB 1
Em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Bosco Costa (PR-SE) reagiu à ideia de unir o Banco do Nordeste (BNB) ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O parlamentar disse que a medida compromete o crescimento do Nordeste.

BNB 2
O deputado destacou que entre os bancos o BNB é o que tem maior volume de recursos investidos nesta parte do país. “O Banco do Nordeste é quem desenvolve a região. Tem papel fundamental no financiamento agrícola e no desenvolvimento do agronegócio. E nós sabemos que o agronegócio é quem sustenta a economia do Brasil”, argumentou.

CNI em disputa 1
O presidente da Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), Eduardo Prado de Oliveira, anunciou ontem, em Aracaju, que no próximo dia 28 irá para a reunião que será realizada em Brasília para a escolha do substituto de Robson Andrade, na presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, que foi preso na semana passada em operação da Polícia Federal.

CNI em disputa 2
“Nessa reunião, é possível que um ou mais presidentes de federações se apresentem como candidatos à presidência da CNI, mas, no momento, desconheço qualquer postulante ao cargo. A escolha do colegiado recairá, certamente, sobre aquele cujo nome reunir melhores condições de aglutinar os interesses da indústria brasileira e de defender as diretrizes do sistema”, comentou Eduardo Prado.

Contra fusão 1
O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) registrou nas redes social seu posicionamento contra uma possível fusão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o Banco do Nordeste (BNB), sinalizada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A medida já teria o aval do Palácio do Planalto para ser implantada.

Contra fusão 2
“Nós, nordestinos, temos a obrigação de lutar contra a fusão do BNB com o BNDES. O que quer Paulo Guedes é péssimo para o Nordeste”, disse o deputado, ao entender que uma fusão comprometerá o desenvolvimento do Nordeste, aumentando substancialmente as taxas de desemprego.

Ocupação das mulheres
Depois de participar de seminário de capacitação promovido pelo PSDB-Mulher, em Brasília, a deputada estadual Maria Mendonça ressaltou a importância da luta em favor das mulheres, empoderando-as e estimulando-as a ocuparem os espaços de poder e de decisão que assim desejarem. “Já progredimos com a Procuradoria da Mulher e com a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, mas precisamos avançar muito mais”, afirmou a parlamentar.

Recado
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) mandou um recado na rede social: “Ao invés de se preocupar em filmar crianças lendo slogan de campanha, o MEC deveria filmar a qualidade da merenda escolar, a qualidade do ensino, a estrutura das escolas... Em tempo, sou a favor de se ensinar o Hino do Brasil nas escolas”.