15/03/2019 as 07:46

Novo secretário

Com nomeação do vereador Bittencourt na PMA, Camilo deve assumir vaga na Câmara

Prefeito Edvaldo Nogueira pode anunciar hoje mais um nome para o seu secretariado, dando continuidade à reforma administrativa que ele está tocando

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Novo secretário

O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) pode anunciar hoje mais um nome para o seu secretariado, dando continuidade à reforma administrativa que ele está tocando. Pode ser inclusive o nome do vereador Antônio Bittencourt (PC do B), que assumirá uma pasta para que o suplente de vereador Camilo (PT), filho do deputado federal João Daniel (PT), assuma uma vaga na Câmara Municipal. 

Sem CCJ
Nenhum deputado federal eleito por Sergipe está integrando a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal, a mais importante da casa. Não há parlamentares sergipanos sequer como suplentes. A comissão será a primeira a analisar a proposta de Reforma da Previdência enviada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Esporte

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) foi eleito presidente da Comissão de Esportes da Câmara Federal, tendo como vice o também sergipano deputado Fábio Reis (MDB). Criada em fevereiro de 2014, a Comissão do Esporte tem entre suas atribuições analisar matérias sobre o sistema desportivo nacional e sua organização, política e plano nacional de educação física e desportiva, normas gerais sobre desporto e justiça desportiva.

Lava toga 1
Em conversa com a coluna o senador Alessandro Vieira (PPS) informou que já conseguiu o número de assinaturas necessárias para reapresentar o pedido para criação da CPI da Lava Toga. Ao todo, 27 senadores assinaram o pedido. O número é suficiente, mas Alessandro trabalha na coleta do apoio de mais gente, para garantir a tramitação da proposta.

Lava toga 2
Além do próprio Alessandro, estão entre os senadores que apoiam a criação da CPI da Lava Toga: Jorge Kajuru; Eduardo Girão; Leila Barros; Marcos do Val; Randolfe Rodrigues; Lasier Martins; Alvaro Dias; Reguffe; Cid Gomes; Major Olímpio e Esperidião Amin.

Indicando 1
Atendendo a um apelo do filho João Alves Neto, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) está indicando o engenheiro Valmor Barbosa, ex-secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), para assumir o comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) em Sergipe.

Indicando 2
A iniciativa da senadora tem o apoio de alguns membros da bancada federal. O currículo de Valmor está em processo de avaliação no Governo Bolsonaro. Mas a senadora Maria do Carmo informou que não existe qualquer definição e que na próxima terça-feira a bancada se reúne e avalia todos os cargos federais no Estado e possíveis indicações.

Preferenciais 1
Projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Aracaju, pelo vereador Lucas
Aribé (PSB),
pretende tornar preferenciais todos
os assentos do transporte coletivo da capital sergipana para idosos, gestantes, lactantes, obesos, pessoas com deficiência física e aquelas acompanhadas por criança de colo.

Preferenciais 2
Caso o PL 33/2019 seja aprovado, as empresas que prestam o serviço deverão fixar cartazes no interior dos veículos informando que todos os assentos são de uso preferencial. “Quem utiliza os coletivos, quase sempre, se depara com uma pessoa mais jovem ocupando um assento e, por não ter mais nenhum preferencial disponível, um idoso ou uma gestante fica em pé”, afirmou Lucas.


Direito do Consumidor
A Câmara Municipal de Aracaju realizará hoje uma Sessão Especial para debater o Direito do Consumidor – no mesmo dia em que se comemora o Dia do Consumidor. Proposta pelo vereador Elber Batalha (PSB), a sessão terá como objetivo discutir os direitos dos consumidores, além, também, dos deveres. A sessão está marcada para 9h, no plenário da CMA.

IPVA 1
A deputada estadual Janier Mota (PR) apresentou na Assembleia Legislativa de Sergipe uma indicação parlamentar que visa os inadimplentes a regularizarem a situação dos veículos. A medida sugere ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Fazenda e Detran, a criação de Refiz para imposto sobre a propriedade de veículos automotores vencidos até o ano de 2013.

IPVA 2
Além disso, Janier também acrescenta a isenção dos juros e multas os veículos de passeio, motos e caminhonetes que se encontrem com o IPVA vencido até o ano de 2015.

Mui amigo 1
Ontem, o vereador Pastor Alves (PR) afirmou não concordar com a postura política que vem sendo adotada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) nos últimos tempos. “Sou amigo de Edvaldo, ainda sou aliado, mas não estou concordando com a sua política. Mesmo sendo situação, não posso ficar calado”, disse.

Mui amigo 2
O parlamentar destacou que é preciso ter humildade, ter respeito com as pessoas, pois tudo é passageiro. “Estamos no terceiro mês deste ano e diversas tragédias aconteceram no país, os desastres por conta das chuvas, a tragédia em Brumadinho, o incêndio no CT do flamengo e esta última tragédia em Suzano. Em todas muitas vidas e almas se foram, como tudo é passageiro. Então, pra quê tanta arrogância, tanta falta de respeito?”, questionou o vereador.