18/03/2019 as 08:25

Alterações

Fábio Henrique acredita que reforma da Previdência passará por alterações

Deputado disse que da forma como está o projeto, ele é contrário à sua aprovação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Problemas 1
Marqueteiro da campanha que culminou com a eleição de Belivaldo Chagas (PSD) para o Governo do Estado, Carlos Cauê diz que está confiante na capacidade do governador de enfrentar os enormes desafios que ele tem pela frente. “Desafios que ele não esconde dos sergipanos e que vem mostrando de forma muito transparente”, falou Cauê.


Problemas 2
Segundo o marqueteiro, todos sabem as grandes dificuldades que o Estado atravessa e foi por isso mesmo que os sergipanos escolheram Belivaldo para governar, por confiar na sua capacidade de enfrentar problemas e encontrar soluções. “Problemas que, como o próprio governador vem dizendo, não são apenas do Executivo, mas de toda a sociedade, para os quais ele necessita de compreensão e solidariedade”, avaliou.


Reforma
Pelo menos três deputados federais sergipanos devem votar contra a reforma da Previdência. O petista João Daniel, cujo partido faz a maior frente de oposição ao presidente eleito; Fábio Mitidieri (PSD) também já declarou que não é simpático às mudanças na Previdência e Fábio Henrique (PDT) garantiu que não votará a favor do projeto, se ele continuar da forma que está.

Alterações 1

Em conversa com a coluna, o deputado federal Fábio Henrique (PDT) acredita que a proposta de reforma da Previdência deverá passar pela CCJ, onde a base do governo possui maioria. Mas ele avalia que ao longo das discussões serão sugeridas muitas alterações, sobretudo em pontos polêmicos, como a aposentadoria rural, aposentadoria dos professores e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Alterações 2
Fábio disse que da forma como está o projeto, ele é contrário à sua aprovação. FH diz que o seu partido, o PDT, tem estado à disposição para dialogar e contribuir com a proposta, mas que a tendência é de votação em bloco contra a reforma, da forma como foi encaminhada à Câmara.

A favor
O deputado federal Valdevan 90 (PSC), eleito por Sergipe, não deixa dúvidas: deverá votar a favor da reforma da Previdência. Seu partido é base de sustentação do presidente Bolsonaro e das suas propostas.

Fora das bancadas 1
O presidente Bolsonaro inaugurou uma nova forma de negociação com os deputados, dialogando diretamente com as grandes bancadas temáticas que lhe apoiaram na eleição. E Sergipe acabou ficando sem nenhum integrante nessas bancadas – leia-se evangélica, ruralista ou da bala.

Fora das bancadas 2
Jony Marcos, que era da bancada evangélica, ficou de fora. Mendonça Prado, que quando deputado atuava sempre nas questões ligadas aos militares, também não conseguiu voltar à Câmara. Sergipe ficou órfão e os congressistas do Estado tentarão ocupar esse espaço.

Quem quebrou 1
O povo sergipano quer saber: quem quebrou o Estado? Quem gerou o déficit na previdência estadual? Enquanto isso não fica esclarecido, se fortalece o discurso de que o ex-governador Marcelo Déda (PT) foi o grande responsável pelos rombos nas contas públicas sergipanas. Seus aliados precisam se justificar e falar sobre isso, ou essa pecha será incorporada à história do falecido gestor.

Quem quebrou 2
Uma pista: se o ex-governador Albano Franco já se preocupava, há 20 anos, com as questões previdenciárias, chegando a criar um novo fundo, o famigerado Funaserp, pode ser um sinal de que o problema é antigo e deve ter vários responsáveis. Inclusive os governadores que descapitalizaram o fundo previdenciário que recebia as contribuições dos servidores.

Valmor Barbosa
Um gestor realizador, visionário, profissional de currículo brilhante e que conta com a simpatia e aprovação da sociedade para possível nomeação na direção da Codevasf em Sergipe. É o reconhecimento de uma trajetória profissional que ao longo de sua carreira tem demostrado que gestão pública se faz com planejamento, ação e integração de equipe.

NEGA
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) nega que a indicação do nome do engenheiro Valmor Barboza tenha qualquer relação com indicação com o seu filho João Alves Neto

Vaquejada 1
A deputada estadual Kitty Lima (Rede) apresentou um projeto de lei que altera artigo do Código de Proteção aos Animais de Sergipe. A parlamentar propõe: “É vedado realizar ou promover lutas entre animais da mesma espécie ou de espécies diferentes em locais públicos e privados, assim como quaisquer atividades de entretenimento que envolvam animais e a utilização de instrumentos que visem induzir o animal à realização de comportamento que não se produziria naturalmente”.

Vaquejada 2
Sobre a proposta da parlamentar, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) questionou o teor da proposta. “Tenho apreço pelo trabalho desenvolvido pela deputada Kitty Lima, mas o texto do seu PL coloca em risco as cavalgadas e vaquejadas em Sergipe. A Vaquejada Legal foi uma grande conquista em Brasília e não podemos retroceder. Faz parte da nossa cultura, gera emprego e renda!”, comentou.

Vaquejada 3
Ainda nesse tema, o deputado estadual Capitão Samuel (PSC) elogiou o questionamento de Fábio Mitidieri e escreveu na rede social em seu perfil pessoal: “Parabéns por entrar na luta também, espero o apoio de Maisa Mitidieri (PSD) na rejeição ao projeto na Assembleia Legislativa. A luta continua...”.

Diálogo com bancada
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do Governo no Congresso, cumpriu sua primeira agenda no Nordeste em Sergipe. A visita, convite da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e do Movimento Brasil 200, foi ontem, dia 5.