18/04/2019 as 10:03

Debate

Cabo Amintas e Vinícius Porto se desentenderam

O vereador da oposição teve que ser contido pelos colegas de parlamento, enquanto chamava Vinícius para a briga, dizendo que ele não “era homem”, entre outras coisas. Baixaria sem limites.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cabo Amintas e Vinícius Porto se desentenderam

O tempo fechou ontem na Câmara Municipal de Aracaju. E não, não foi a chuva. Os vereadores Cabo Amintas e Vinícius Porto se desentenderam durante um debate e Amintas acabou partindo pra cima de Vinícius. O vereador da oposição teve que ser contido pelos colegas de parlamento, enquanto chamava Vinícius para a briga, dizendo que ele não “era homem”, entre outras coisas. Baixaria sem limites.

Briga feia 2
Todo o furdunço foi amplamente documentado em vídeos que circulam pela internet. A Câmara de Vereadores precisa agora analisar o que parece ser um óbvio caso de quebra de decoro. Se ficar por isso mesmo, se colocarem panos quentes, a Câmara fica desmoralizada, enquanto instituição.

Foi um vexame e falta de respeito para com os contribuintes aracajuanos na Câmara de Vereadores. Cabo Amintas, o valentão, desafiava Vinícius Porto a “ser homem”. Muito bate-boca, baixaria! O interessante é que a vereadora Emília Correia comandou a turma do deixa-pra-lá. Imagine só se volta o velho hábito de político andar armado no plenário de casas legislativas!

Com Lula 1
O senador Rogério Carvalho (PT) vai visitar hoje o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba. Foi o próprio presidente Lula que chamou o senador Rogério Carvalho e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, para este encontro.

Com Lula 2
Um dos motivos da visita é reforçar a defesa da democracia neste momento tão complicado em que a Constituição Federal precisa ser respeitada, e os direitos das pessoas reestabelecidos. Após o encontro, os parlamentares irão atender a imprensa em frente à Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, numa entrevista coletiva.

Investe Sergipe 1
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Sebrae Sergipe se reuniram para tratar sobre a articulação com parceiros e o cronograma de atuação do projeto denominado “Investe Sergipe”. Desenvolvido pelo Sebrae, ele propõe estimular o investimento público e privado na oferta turística na rota Aracaju e Canindé de São Francisco. A perspectiva é que, em breve, o Estado passe a contar com dois novos circuitos ou roteiros turísticos, além de 90 pequenos negócios do setor com seus produtos e serviços aperfeiçoados.

Investe Sergipe 2
De acordo com a analista do Sebrae, Bianca Farias, o Investe Sergipe será uma oportunidade de impulsionar a competitividade dos pequenos negócios da cadeia produtiva do turismo no Estado. “A ideia é trabalhar o turismo como um diferencial competitivo, por meio do artesanato, do agronegócio, de bares e restaurantes, de guias turísticos, dentre outros serviços. O projeto se baseia no fato do poder público e o setor privado possam atuar em parceria para oferecer um turismo de qualidade”, explica.

Ponto facultativo 1
Foi publicada no Diário da Justiça do dia 12 de abril, a Portaria GP1 Normativa nº 23/2019, que declarou ponto facultativo em todas unidades jurisdicionais do Tribunal de Justiça de Sergipe neste dia 18 de abril, quinta-feira. Na sexta-feira Santa, 19, é feriado nacional. Os prazos processuais serão prorrogados até o primeiro dia útil seguinte, conforme a legislação.

Ponto facultativo 2
O funcionamento do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) também será alterado nesta semana. Desde ontem não há expediente. Hoje é ponto facultativo e amanhã, feriado.

Agrotóxicos
O deputado estadual Zezinho Guimarães (MDB) alertou ontem sobre a possibilidade de 15 municípios do Estado de Sergipe estarem com a rede de abastecimento de água contaminada por 27 tipos de agrotóxicos. Segundo disse o deputado, o alerta dado foi extraído de matéria publicada na imprensa sergipana, com base em dados do Ministério da Saúde (MS).

Fafen 1
O juiz federal Ronivon Aragão, da Justiça Federal de Primeira Instância da 5ª Região, secção Sergipe, determina que a Petrobras suspenda, no prazo de até 30 dias, o processo de hibernação da Fábrica de Fertilizantes (Fafen) em Sergipe. A decisão foi prolatada após uma ação impetrada pela Procuradoria Geral do Estado.

Fafen 2
Na decisão, o magistrado determinou a suspensão da hibernação da Fafen até que seja demonstrada a adoção de todas as medidas necessárias à prevenção de eventuais danos ambientais.

Dogma
Ontem, o deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) disse na Assembleia Legislativa que é preciso rever sobre a criação de projeto de lei oriundo de parlamentar. “Vamos acabar com esse dogma de que deputado não pode criar projeto sobre políticas públicas por gerar despesas para o Executivo. Então, o que a gente está fazendo aqui?”, questionou.

Jargão da Alese
Por falar em Assembleia, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) afirmou que há um novo jargão na casa parlamentar. “A turma nova chegou, a turma nova sabe e vai fazer. Então, a turma velha não sabe? Acho uma prepotência”, registrou.