26/06/2019 as 07:56

ESQUENTOU

Oposição vem reclamando que Emília só pensa na eleição de 2020

O clima esquentou ontem na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Aracaju.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Esquentou 1

O clima esquentou ontem na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Aracaju. Isso porque a vereadora Emília Correia apresentou uma série de emendas à LDO, que foram consideradas inconstitucionais pelo vereador Elber Batalha (PSB). Elber avisou que sua avaliação precisa ser técnica, inclusive em relação às propostas dos seus colegas de oposição. Já Emília avaliou que suas emendas poderiam ter sido corrigidas, ao invés de rejeitadas – para isso, bastava a vontade dos vereadores, diz ela, afirmando que houve rigor excessivo (e seletivo) de Elber.

Esquentou 2
Mas a vereadora Emília não gostou nem um pouco e foi à tribuna reclamar, exaltada. Alguns parlamentares da oposição avaliaram que ela apresentou as emendas mesmo sabendo da inconstitucionalidade, apenas para garantir alguns minutos de holofote. O clima é ruim e até a oposição, cuja bancada bateu cabeça ontem, vem reclamando que Emília só pensa naquilo: a eleição de 2020.

Esquentou 3
O vereador Elber não gostou nada e protestou em relação às insinuações de que estaria levando vantagens por ser amigo do secretário de governo. Ele reclamou que Emília tem dificuldades para reconhecer seus erros – e mostrou que outras emendas foram rejeitadas com a mesma base. “A senhora queria discutir todas, para falar mais. A senhora não respeita nem a opinião dos seus colegas”, disse Elber. O vereador disse que nem seu maior opositor levantou tais questões em relação a ele.

Sem problemas 1
O ex-vereador Emmanuel Nascimento (PT) disse à coluna que não vê problema algum em uma possível aliança do seu partido com o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) nas eleições do próximo ano. Emmanuel, que é ex-presidente do Diretório Municipal do PT em Aracaju, lembrou que foi líder de Edvaldo na Câmara e também foi presidente do Legislativo, durante o mandato anterior de Nogueira.

Sem problemas 2
“Não vejo problema algum em apoiar Edvaldo mais uma vez. Defendi a gestão dele na Câmara e formamos uma aliança forte e boa para Aracaju. Além disso, Edvaldo vem realizando uma boa gestão, conseguindo realizar obras importantes na periferia da capital. Não tenho motivos para dizer que não o apoiaria”, falou Nascimento.

Camarote 1
O camarote do prefeito Edvaldo Nogueira, nos dois primeiros dias de Forró Caju, recebeu diversas lideranças políticas. Por lá passaram os deputados federais Fábio Mitidieri, Fábio Henrique e João Daniel, o deputado estadual Francisco Gualberto, o ex-governador Jackson Barreto, os vereadores Nitinho, Seu Marcos, Evando Franca e Camilo Lula, além do vice-presidente nacional do PT, Márcio Macêdo, e do presidente do PT de Aracaju, Jefferson Lima.

Camarote 2
Chamou a atenção a presença, em peso, de lideranças do PT. Bem à vontade, os petistas João Daniel, Márcio Macêdo, Francisco Gualberto, Camilo Lula, Jefferson Lima e Conceição Vieira posaram para fotos ao lado do prefeito e elogiaram a organização e a tranquilidade do Forró Caju. A presença deles mostrou que, apesar das críticas de alguns setores isolados do petismo, a maioria parece estar bem com Edvaldo.

Passa bem
Depois de ser submetido a um procedimento cirúrgico para a colocação de pontes de safena, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Luiz Augusto Ribeiro, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em conversa com a coluna, seu filho, o deputado federal Gustinho Ribeiro (SD), informou que ele está em plena recuperação.

Disponível
Consultado sobre a sua possível participação no pleito de 2020, o ex-senador Antônio Carlos Valadares (PSB) declarou: “Estou fazendo o que sempre fiz: visito amigos e escrevo quando me dá vontade. Há mais de dez anos que tenho blog e site. Apenas estou postando meus artigos num novo blog. Antes era “blog do Valadares, fatos & feitos”. Agora “blog do Valadares, no front da política”. Portanto, não é nenhuma novidade. Não pretendo ser candidato nas eleições municipais do próximo ano. Mas estarei à disposição de campanhas para as quais eu seja convidado”.

Ainda é cedo
A quem lhe pergunta se será candidata a prefeita de Aracaju, a atual vice-governadora Eliane Aquino (PT) tem dito que “ainda é cedo” e “não há definição” no PT sobre ter candidatura própria.

Quem?
Embora deseje indicar o vice de Edvaldo Nogueira (PCdoB) na próxima eleição municipal (2020), o PSD não expôs nome de nenhum de seus quadros para tal cargo. Mas isso poderá acontecer até o final deste ano.

Consciência tranquila 1
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) escreveu na rede social uma resposta ao veículo de comunicação Folha de São Paulo, que apontou o parlamentar por supostamente utilizar verba da Câmara de Deputados para viajar a destinos turísticos, numa matéria publicada no último final de semana. “Quem me conhece sabe que não fujo de debates e tenho a consciência tranquila. A matéria da Folha é totalmente maldosa”, afirma.

Consciência tranquila 2
E continua: “Missões oficias fazem parte do parlamento. Participei de uma missão à ONU como observador, experiência que julgo muito valorosa. Não existe nada de errado nisso. Quanto ao local (Nova York) ser turístico, então a Folha tem que mudar a localização da ONU. Inclusive, até a minha passagem, que tenho direito de ser custeada pela Câmara, foi paga por mim. Estou muito tranquilo quanto isso”