27/06/2019 as 07:53

GÁS

União prometeu R$ 6 bilhões aos estados que privatizarem o gás

Em Sergipe, o governador Belivaldo Chagas (PSD) já possui ideias sobre o setor.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Gás

Deu no “Estadão” que a União prometeu R$ 6 bilhões aos estados que privatizarem o gás. Em Sergipe, o governador Belivaldo Chagas (PSD) já possui ideias sobre o setor, mas pretende dialogar com a Sergás, inclusive, nos próximos dias. 

Sem Mais Médicos 1
Em 2020 Aracaju não vai mais contar com profissionais do Mais Médicos. A capital, que já contou com seis médicos do programa, hoje só possui três deles, que possuem contrato até 2020. Uma determinação do Governo Federal excluiu o Mais Médicos das cidades com mais de 400 mil habitantes.

Sem Mais Médicos 2
Em conversa com a coluna, a secretária Waneska Barbosa disse que vai tentar uma conversa com o Governo Federal, visando alguma concessão. “Fiquei sabendo que SP estava fazendo essa tentativa. Se nós pudéssemos aumentar nossas vagas de Mais Médicos nós teríamos economia”, disse ela.

PV de Glória
O Partido Verde (PV) pretende lançar o advogado José Augusto Oliveira como pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora da Glória. As conversações estão bastante avançadas. A direção estadual da agremiação aposta na aceitação do convite.

Santa Lúcia
Os motoristas de aplicativos já não aceitam levar ou pegar passageiros no Bairro Santa Lúcia, em Aracaju. As ruas estão tomadas por buracos.

Eleição 1
O TRE/SE fixou a data e aprovou instruções para a realização da eleição suplementar em Riachão do Dantas. A chapa majoritária, eleita em 2016, formada por Gerana Gomes Costa Silva e por Luciano Goes Paul, foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em razão de os candidatos, na véspera do pleito, terem divulgado pesquisa sem registro na Justiça Eleitoral.

Eleição 2
A resolução estabelece que a nova eleição (eleição suplementar) será realizada no dia 1º de setembro deste ano – e os mandatos dos novos eleitos terminarão no dia 31 de dezembro de 2020. Os locais de votação já foram definidos e as pesquisas eleitorais poderão ser realizadas a partir de 12 de julho de 2019. A propaganda eleitoral será permitida somente a partir de 18 de julho de 2019. Ficou determinado também que o limite de gastos para a eleição suplementar será o mesmo valor estipulado pelo TSE para as eleições de 2016.

Eleição 3
As convenções sobre a escolha de candidatos e a formação de coligações deverão ocorrer no período de 12 a 15 de julho. Para a realização das convenções, que deverão ser comunicadas com antecedência mínima de 72h, os partidos políticos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se pelos danos causados.

Disputa
Os comentários em Riachão do Dantas dão conta de que a disputa pela Prefeitura se dará entre Simone Andrade, Pedro da Lagoa e Manuela Costa. Há quem diga que Manuela não poderá entrar na disputa por ser nora da ex-prefeita Gerana Costa.

Pagamento
A Prefeitura de Aracaju pagará hoje, de maneira antecipada, os salários do mês de junho de todos os servidores. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Edvaldo Nogueira, através das redes sociais. Receberão seus vencimentos os funcionários ativos (efetivos e comissionados) e inativos (aposentados e pensionistas). Também será paga a primeira parcela do décimo terceiro dos servidores que fazem aniversário em maio e junho.

300 anos
O deputado Luciano Bispo (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, explicou ontem para a imprensa que as sessões no plenário começam entre 9h e 10h, nas terças, quartas e quintas. “Geralmente aqui, por tradição, começa às 10h. Isso já tem 300 anos”, disse, ao ser questionado sobre o horário regimental, acrescentando que não há atraso no início das atividades.


Foi de 2018
Por falar em Assembleia, Marco Antonio Queiroz, secretário estadual da Fazenda empossado no início do mês, apresentou ontem o quadriênio referente ao ano de 2018 na Sala das Comissões da Casa – que, detalhe, deveria ter sido feito em março deste ano. Então, quem esperou pelo cenário atual das finanças do Estado se enganou.

Finanças de 2019
Por sua vez, o quadrimestre com dados de 2019 já deveria ter sido apresentado agora em junho. Mas, conforme ficou claro ontem, ainda não há previsão de quando isso será feito. Então, é aguardar para ver se, pelo menos, lá entre setembro e outubro ocorra a divulgação de todo o balanço do ano.

Saúde

Assim como o quadriênio da pasta da Fazenda, houve também uma demora na prestação de contas da Secretaria estadual da Saúde – tudo indica que será feita hoje na Sala das Comissões da Assembleia. “O secretário atrasou um pouquinho porque também houve umas questões da Casa, mas está tudo normal. Não vai comprometer em nada, está tudo dentro das normas”, justificou o presidente Luciano Bispo.