16/07/2019 as 07:51

SALA DÉDA

Deputados aprovam PL para resguardar acervo pessoal e literário de Déda

A proposta já foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mobilização Educação
A União Nacional dos Estudantes (UNE) vai realizar no dia 13 de agosto uma grande mobilização em defesa da educação e da aposentadoria dos trabalhadores. Denominado como “nova tsunami da educação”, o ato em Sergipe também será marcado por protestos contra as medidas adotadas pelo Governo Federal.

Educação da UFS
Hoje, os reitores de todas as universidades federais irão se reunir com o Ministério da Educação, em Brasília. Na oportunidade, deverão ser anunciadas as verbas, os cortes e o direcionamento de como as instituições deverão funcionar. O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Angelo Roberto Antoniolli, inclusive, estará no encontro.

Riachão do Dantas 1

No último domingo, dia 14, ocorreram convenções partidárias para homologar os candidatos a prefeito e vice de Riachão do Dantas. O PCdoB homologou a candidatura para prefeita de Simone de Dona Raimunda (PCdoB) e vice Galego do Samba (PSD).

Riachão do Dantas 2
Além do PCdoB, o PSC homologou Manuela Costa (PSC) para postulante ao cargo de prefeita de Riachão do Dantas – inclusive, nora da prefeita cassada Gerana Costa (PSC). O PT também defendeu o prefeito interino Pedro da Lagoa (PT) e o vice Genário de Bodó (PSB). O prazo para realização das convenções encerrou ontem.

Assistência insuficiente
O vereador Américo de Deus (Cidadania) lamentou a “assistência insuficiente” prestada pela Prefeitura de Aracaju às vítimas da chuva. “Estarei protocolando ofícios na prefeitura buscando garantir que as pessoas que tiveram suas moradias prejudicadas tenham auxílio adequado. É preciso achar uma solução, pois se a prefeitura nada fizer vamos pedir intervenção do Ministério Público e iremos até as últimas instâncias para que os direitos fundamentais deles sejam respeitados”, afirmou.

Sala Déda

Os deputados estaduais apreciaram e aprovaram, durante o primeiro semestre, o projeto de lei do Poder Executivo que criou na Biblioteca Pública Epifânio Dória a “Sala Governador Marcelo Déda”, para a guarda, conservação, exposição e memória do seu acervo pessoal e literário. A proposta já foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) ficou encarregada de promover ações visando o cumprimento da lei.

Agora vai 1
A economia brasileira continua sem dar fortes sinais de reação, apesar dos sucessivos pacotes de ajustes fiscais que foram iniciados ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Mas o atual governo conseguiu convencer os empresários e parte importante da população de que após a aprovação da reforma da Previdência um novo ciclo econômico vigoroso desponta.

Agora vai 2
O desemprego alto e a queda na renda dos trabalhadores são dados negativos, e inclusive as análises e previsões do próprio governo não apontam ainda para um crescimento vigoroso – mas os empresários parecem certos de que agora vai. Prova disso é que construtoras já estão lançando novos empreendimentos imobiliários na capital sergipana. Pode indicar uma tendência de mercado, mas está claro que há confiança nas ações do governo e uma expectativa de melhora na economia.

Redução 1
As constantes reduções no número de homicídios registrados em Sergipe continuam sendo destaque nacionalmente. Em matéria publicada pelo G1, o Estado aparece com uma redução superior a 30% em comparativo entre os cinco primeiros meses do ano passado e de 2019. O índice de redução é maior do que o dado nacional, que teve uma queda de 22% na incidência desse crime.

Redução 2
A redução foi publicada na seção Monitor de Violência, uma parceria entre o portal de notícias com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Nele, Sergipe e Ceará aparecem como os estados de maior redução na incidência desse crime.

Redução 3
O secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy, destacou que a integração entre as instituições que formam a SSP é fundamental para essa redução, que além do levantamento feito pelo G1 referente aos cinco primeiros meses deste ano prosseguiu também para junho e continuou em julho.

Endividamento
Em Sergipe, a condição de endividamento é uma realidade permanente para 133.608 famílias, ou seja, 67,8% das famílias do Estado. Os dados foram apresentados pela Fecomércio Sergipe, após análise da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), no mês de junho.

Enchente
A cidade de Riachuelo teve o acesso liberado na antiga ponte, além do restabelecimento do abastecimento de água. O município foi duramente afetado pelas fortes chuvas que caíram em todo estado. O governador Belivaldo Chagas acompanhou de perto as ações do governo no município.