13/08/2019 as 10:33

Economia

Gilmar Carvalho com o Banese

A venda de parte das ações do banco foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Banese na última segunda-feira, 5.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC), preocupado com os possíveis impactos da venda de ações normativas e preferenciais do Banco do Estado de Sergipe (Banese), protocolou ontem o requerimento nº 1.003/2019, solicitando a convocação do presidente do banco, Fernando Mota, para comparecer em sessão especial na Alese e apresentar os fatores que levaram a essa decisão. A venda de parte das ações do banco foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Banese na última segunda-feira, 5.





Sergipe de fora 1

Reportagem publicada ontem pelo site Infomoney revelou que a Petrobras pretende concentrar seus investimentos na região Sudeste. Até 2022, revela o site, a companhia vai se transformar numa empresa do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Segundo o presidente, Roberto Castelo Branco, as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, além do refino, vão se concentrar nestes três estados.

Sergipe de fora 2
Na entrevista concedida ao Infomoney, o presidente da Petrobras afirmou ainda que as prioridades da empresa continuam sendo a exploração do pré-sal e a redução de custos. Castelo Branco também destacou o processo de privatização da BR Distribuidora, que também deve gerar um impacto negativo para Sergipe.


Corte em Lagarto
O campus da UFS em Lagarto pode perder R$ 3,4 milhões do seu orçamento. O corte consta no PLN nº 18/2019, assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes – e a unidade de Lagarto deve ser a única no Estado a perder verbas. A proposta ainda será votada por deputados e senadores. A informação é do site O Papa Jaca, que lembrou: atualmente, dois deputados – Fábio Reis (MDB) e Gustinho Ribeiro (SD) – e um senador – Rogério Carvalho (PT) – são lagartenses.


Seleção
Não foi a primeira vez que o Governo do Estado realizou uma seleção ou concurso interno para escolha dos diretores das escolas. O governo de Albano Franco realizou um processo seletivo semelhante ao que aconteceu agora no governo de Belivaldo Chagas. Foi em 1997, quando Luiz Antônio Barreto era secretário da Educação.

Cancelou
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, cancelou a viagem que faria a Sergipe nos próximos dias. Moro viria a Aracaju participar de evento da Polícia Federal. O cancelamento frustrou protestos de ativistas e militantes de partidos que preparavam manifestação contra o ministro.


Deu no estadão
Deu no jornal “O Estado de São Paulo”: “Um grupo de 12 senadores, entre eles Otto Alencar (PSD-BA) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE), ameaça não votar a reforma da Previdência se não andarem no Congresso as pautas do pacto federativo. Mandaram avisar ao líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE)”.

Voltou
O prefeito Edvaldo Nogueira reassumiu o cargo na tarde desta segunda-feira, 12, na sede da Prefeitura de Aracaju. Ele se licenciou por cinco dias, para tratar de questões pessoais, período no qual a chefia do Executivo Municipal foi exercida pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho Vitale.

Bloco
Citada como forte candidata à sucessão municipal, a vereadora Emília Corrêa (Patriota), vice-líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), esteve conversando com o deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) e o empresário Milton Andrade (Novo), paralelamente. Em pauta, a formação de um bloco e a unificação para que haja uma junção na apresentação de um nome único entre esses partidos.

Reajuste
O governador Belivaldo Chagas anunciou ontem, durante ato de posse de mais de 300 novos diretores das escolas da rede estadual, que quando o Governo Federal repassar o reajuste dos profissionais do magistério fará isso em Sergipe. Será algo em torno de 4%.

Saudosismo puro
O tom do discurso do ex-governador Jackson Barreto, de disputar o Governo de Sergipe em 2022, pareceu ameaça aos opositores, mas não passou de palavras ao vento. Contudo, ele garante para amigos que tem disposição para isso, embora não seja sua prioridade política. Albano, João e Valadares já se acomodaram. Dê um tempo, JB.

Acordo definido
A Sabe fechou acordo com os seus empregados no Ministério Público do Trabalho. Paga no dia 16 próximo 30% das dívidas trabalhistas e as demais parcelas de 23% em setembro, outubro e novembro. Em dezembro, a empresa, que continua com as atividades paralisadas, paga multa e o saldo do FGTS.

PSD Propriá 1
O 1º ato de filiação do diretório municipal do PSD de Propriá, que aconteceu no último sábado, 10, demonstrou a força política do vereador Aelson Santos, que lançou sua pré-candidatura a prefeito do município. Diversas lideranças locais e da região estiveram presentes, a exemplo dos vereadores Branca Enfermeira, Marcos Graça, Júnior de São Miguel, Matheus Henrique e Heldes Guimarães. O prefeito de Cedro de São João, Neudo Alves, também marcou presença.


PSD Propriá 2
Aelson reforçou a necessidade dos gestores de Propriá resgatarem a dignidade da população, que atualmente não tem perspectivas de melhora. Entre suas prioridades está o desenvolvimento econômico do município. “Precisamos buscar a geração de emprego, fortalecer a economia, ofertar oportunidades para o nosso povo, em especial à juventude. Esse é o agrupamento que quer ver o crescimento de Propriá de um jeito moderno e eficiente”, destacou.