28/08/2019 as 11:53

Ovos

Vereador faz sugestão inusitada aos moradores do Loteamento Visconde de Maracaju

O vereador Cabo Amintas exibiu ontem um vídeo mostrando as ruas do Loteamento Visconde de Maracaju, no Bairro Cidade Nova.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ovos

O vereador Cabo Amintas exibiu ontem um vídeo mostrando as ruas do Loteamento Visconde de Maracaju, no Bairro Cidade Nova. Ele também lembrou a inusitada sugestão que deixou aos moradores: “Ontem à noite nós visitamos o bairro e sugeri aos moradores que joguem ovos nos parlamentares que forem lá dizendo que vão resolver os problemas sozinhos, porque só aparecem a cada quatro anos para fazer promessas de campanha”, falou Amintas.

Fez mais 1

O ex-prefeito da cidade de Estância, Ivan Leite (PRB), afirmou ontem em entrevista ao “Jornal da Fan” que fez muito pelo município, com muito menos recursos que o atual prefeito Gilson Andrade (PTC). “Tanto que tivemos o reconhecimento da população, com 19 mil votos quando fui candidato à reeleição, votação nunca antes alcançada em Estância”, disse o empresário e esposo da vice-prefeita, Adriana Leite (PRB).

Fez mais 2
“Peguei uma prefeitura com R$ 30 milhões em débitos, com apenas um ônibus escolar, e eu deixei em 2012 com 33 ônibus comprados pelo município”, falou. Ivan não descartou a possibilidade de a esposa disputar a eleição de 2020 como candidata a prefeita. Leite disse que Adriana só aceitou ser vice em 2016 para atender à solicitação da coligação que elegeu Gilson Andrade com 14.405 votos.

Cargos 1
A pedido do Ministério Público Federal em Sergipe, a Justiça Federal concedeu liminar que obriga a União a restabelecer as funções de confiança que estavam ocupadas na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e no Instituto Federal de Sergipe (IFS) e foram extintas pelo decreto nº 9.725/2019, da Presidência da República. A decisão atende parcialmente aos pedidos liminares da ação ajuizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), que requereu a suspensão dos artigos do decreto que extinguiam sumariamente 163 funções nas duas instituições.


Cargos 2
Na ação, a PRDC justifica que a extinção dos cargos é inconstitucional e prejudicial às instituições, visto que os postos extintos dizem respeito a funções de coordenação, direção e chefia nos diferentes setores da UFS e do IFS. Além disso, a medida acomete o plano de carreira dos servidores públicos e não resulta em uma economia significativa nos orçamentos das instituições. Os pedidos finais do processo são para que a União restabeleça permanentemente todos os cargos extintos.

Pantanal
A transformação pela qual passou o Loteamento Pantanal, através da infraestrutura de 14 ruas, foi destaque na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Durante a sessão desta terça-feira, 27, o vereador Fábio Meireles (Cidadania) utilizou seu tempo no pequeno expediente para ressaltar como a obra realizada pela Prefeitura de Aracaju levou dignidade para a população pantaneira. Ainda em seu discurso, o parlamentar afirmou que a entrega desse projeto mostra que o prefeito Edvaldo Nogueira está no caminho certo, calando aqueles que o atacam ao garantir urbanização e saneamento básico para uma comunidade que tanto precisava.  

Digital
A partir do próximo domingo, 1º de setembro, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) iniciará a implantação do projeto “Jucese 100% Digital”, que consiste no envio totalmente eletrônico dos documentos do registro de empresas (constituição, alteração e baixa), sendo estes assinados digitalmente, através do uso de certificado digital e-CPF do empresário, extinguindo a entrada física de processos no setor de protocolo da sede da autarquia ou nos escritórios regionais.


Queimadas
O deputado federal Valdevan Noventa (PSC-SE) afirmou em suas redes sociais que dará apoio à criação de uma comissão externa para acompanhar as queimadas que atingem a Amazônia. Segundo ele, essa pauta estará em suas prioridades essa semana no Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados, por meio do seu presidente, deve realizar uma comissão geral nos próximos dias para propor soluções ao governo sobre o incêndio que ocorre na região.

Mexeu com fogo 1
O deputado federal João Daniel (PT/SE) voltou a criticar a negligência do governo Bolsonaro com a política ambiental e o estímulo dado a madeireiros, mineradoras e fazendeiros, que resultaram no desastre que a Amazônia tem vivido com as queimadas. O parlamentar afirmou que o Governo Federal tinha conhecimento sobre os atos orquestrados para o “dia do fogo”, inclusive publicado em jornais, no entanto, disse ele, o que fez foi retirar toda a estrutura, recursos e técnicos dos órgãos de fiscalização, como o Instituto Chico Mendes e Ibama.

Mexeu com fogo 2
“Além disso, dizia publicamente que não respeitava e não deveria dar respeito aos órgãos de fiscalização. Os fazendeiros anunciaram o “dia do fogo”, pois estavam empoderados pelo presidente da República”, acrescentou João Daniel. Para o deputado, a estratégia de Bolsonaro com toda essa articulação tem como objetivo desativar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e contratar empresas americanas.


MDB 1
Sérgio Reis, dirigente do MDB de Sergipe, afirmou que o partido não deseja a saída do ex-governador Jackson Barreto e nem dos deputados estaduais Zezinho Guimarães e Garibalde Mendonça. Inclusive, acrescentou que seria bom que todos ficassem, afinal a sigla ajudou na eleição de todos.


MDB 2
“Conversamos e dois deputados estaduais sinalizaram positivamente. Devemos filiá-los ao partido. Só vamos anunciar depois que forem liberados de suas atuais agremiações”, disse Reis, sobre novas filiações. O MDB tem hoje um federal [Fabio Reis] e três estaduais [Luciano Bispo, Garibalde Mendonça e Zezinho Guimarães]. Poderá ficar com cinco parlamentares.

Eleição suplementar 1
Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou uma sessão pública para geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição suplementar em Riachão do Dantas, no próximo domingo, dia 1º de setembro.

Eleição suplementar 2
De acordo com as informações do TRE, o procedimento de preparação das urnas ocorre em duas etapas. A primeira é para geração das mídias e a segunda é a lacração dos equipamentos. Conforme edição do JC de ontem, as urnas deverão estar nas seções eleitorais no próximo sábado, dia 31, a partir das 14h.