05/09/2019 as 09:03

Tribunal

Ulices Andrade quer que os jurisdicionados atuem de forma preventiva

Conforme o conselheiro-presidente, Ulices Andrade, a ideia é que os jurisdicionados atuem de forma preventiva, verificando se os novos servidores estão vinculados a outros cargos públicos, antes mesmo de nomeá-los.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Conforme o conselheiro-presidente, Ulices Andrade, a ideia é que os jurisdicionados atuem de forma preventiva, verificando se os novos servidores estão vinculados a outros cargos públicos, antes mesmo de nomeá-los.


Dnocs
O empresário Luciano Góis assumiu no final de agosto o comando do Dnocs em Sergipe. Ele é pós-graduado pela FGV em Gestão Pública e foi uma indicação do deputado federal Gustinho Ribeiro (SD).

Acúmulo de vínculos
O Tribunal de Contas (TCE) já disponibilizou para a Secretaria de Estado da Administração a ferramenta de busca na qual é possível rastrear casos de servidores públicos com acúmulo ilegal de vínculos. A previsão é de que até o final do mês as prefeituras também tenham esse acesso.

Sem desperdício
“É mais uma forma que encontramos de combater o desperdício de dinheiro público; se os próprios gestores verificarem essas situações com antecedência evitarão que o erário seja lesado”, ressalta o conselheiro-presidente Ulices Andrade.

Rodízio 1
Gerou inquietação em muita gente a novidade anunciada pela Prefeitura de Japaratuba, de que haverá um “rodízio” de cargos comissionados. Ou seja, haverá um revezamento: alguns trabalham por dois meses, depois saem e dão lugar a outros que ficaram de fora. Uma solução sui generis, é inegável.

Rodízio 2
Mas se a questão é reduzir gastos, bastava cortar o número de cargos. Fica a impressão de que o rodízio visa manter um esquema político de alojar aliados nos postos onde não se exige concurso público. Aliás, resta saber se a medida poderá prejudicar a continuidade dos serviços prestados pela prefeitura, tendo em vista a alternância nos cargos, onde cada servidor permanecerá pouco tempo.

Visitando 1
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), esteve ontem no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), acompanhado do secretário de Estado Geral de Governo, José Carlos Felizola Soares Filho, e do procurador Geral do Estado, Vinícius Thiago Soares de Oliveira. Durante a visita de cortesia, eles falaram sobre a atual conjuntura do Estado.

Visitando 2
Os membros do Poder Executivo foram recebidos pelo presidente do TJSE, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho. Mas também participaram do encontro os desembargadores Alberto Romeu Gouveia Leite, vice-presidente do TJSE, Ricardo Múcio, Roberto Porto, Edson Ulisses de Melo, Ana Lúcia dos Anjos, Cezário Siqueira Neto, Luiz Mendonça e Ruy Pinheiro, além dos juízes auxiliares da presidência, Marcos Pinto e Ana Bernadete Andrade.

No MDB
O vereador Bigode do Santa Maria (MDB) afirmou ontem na Câmara de Aracaju que permanecerá no MDB e que está disposto a seguir mais uma eleição como vereador. Segundo o parlamentar, em seus mandatos conseguiu levar nove obras para o bairro localizado na Zona de Expansão. “O Bairro Santa Maria é segundo mais populoso da capital e é o que reúne a população mais carente de recursos da cidade”, disse.

Bolsa Família 1
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) registrou na rede social, em seu perfil pessoal no Twitter: “Estamos na Comissão de Seguridade Social da Câmara, onde o Ministério da Cidadania apresenta dados do orçamento da pasta. Chama atenção os contingenciamentos e os cortes para 2020. O governo não tem dinheiro para pagar o 13º do Bolsa Família em 2019 e o orçamento de 2020 também é insuficiente”.

Bolsa Família 2
E Fábio continua: “O interessante é que foi o próprio governo quem criou o 13º salário do Bolsa Família e não deu o reajuste anual. Vamos torcer que paguem porque isso está com cara de calote”.

Subsídios 1
Ontem, policiais e bombeiros militares acompanharam de perto a votação do projeto de lei de autoria do Poder Executivo que permite o pagamento do subsídio dos servidores militares aos policiais e bombeiros reformados. O direito foi confirmado após a assinatura de um termo de ajustamento de gestão, firmado entre o Governo de Sergipe e o Tribunal de Contas do Estado.

Subsídios 2
Após quase dois anos de imbróglio, os militares puderam comemorar o projeto aprovado. Para esta coluna, o sargento Moraes, presidente da Associação dos Militares da Reserva, afirmou que agora irá acompanhar os próximos passos e esperar que o pagamento entre na folha de setembro.

Tetra
O deputado estadual Capitão Samuel (PSC) contou que o assunto na Assembleia é “tetra campeão”. “Porque é a quarta vez que votamos projetos falando a mesma coisa que é um direito adquirido que foi tirado por entendimento que não deveria. Amanhã [hoje] entregaremos de volta para que o governador publique na sexta e dê tempo que no dia 10 seja colocado na folha de pagamento de setembro. A expectativa é para sair em outubro”, desabafou para a coluna.