19/09/2019 as 11:36

Thiaguinho batalha

“Uma matéria que contabiliza o painel que não mostra a realidade"

No meu caso, particularmente, assumi a Presidência da Câmara por duas vezes este ano e tive compromissos e solenidades no horário das sessões.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) repudiou ontem na Câmara de Aracaju a matéria veiculada no JORNAL DA CIDADE sobre as faltas dos parlamentares nas sessões. “Uma matéria que contabiliza o painel que não mostra a realidade. Todos nós vereadores temos atribuições fora das sessões e não é todo dia que temos como estar aqui. No meu caso, particularmente, assumi a Presidência da Câmara por duas vezes este ano e tive compromissos e solenidades no horário das sessões. Também viajei a Brasília por duas vezes para participar de congressos municipais do Legislativo”, ressaltou.

Repudiou 2
O vereador também explica que o trabalho do político não se resume só às sessões legislativas na Câmara Municipal. “Por diversas vezes também estávamos nos órgãos públicos buscando resolver demandas da população. O vereador precisa cobrar do poder público e levar os pedidos do povo e muitos desses órgãos nos atendem pela manhã. Infelizmente, esses dados que foram passados ao jornal não condizem com a realidade. Até em dia que não existiu sessão foram contabilizadas faltas dos vereadores”, explicou.

Dados da Câmara
Vale registrar que a matéria publicada no JC foi baseada em dados oficiais fornecidos pela própria Câmara de Aracaju.

Apresentação 1
Na próxima quarta-feira, dia 25, o secretário de Estado da Fazenda, Marco Antonio Queiroz, estará na Assembleia Legislativa de Sergipe para apresentar os dados do primeiro quadrimestre de 2019 para os deputados.

Apresentação 2
Enquanto que na quinta-feira, dia 26, será a vez do secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira Lima, realizar a apresentação dos dados da pasta para os deputados.

Muita licença 1
O vereador Elber Batalha (PSB) quebrou ontem o silêncio complacente que reinava na Câmara de Vereadores sobre a saúde do vereador Evando Franca. Ele estaria sofrendo do Mal de Alzheimer. Por conta disso, Franca vem pedindo diversas licenças médicas, uma após a outra. Sempre licenças por 119 dias – porque a partir de 120 dias o suplente de vereador deve ser convocado.

Muita licença 2
“Ele fica pedindo licenças reiteradas de 119 dias, exatamente para o suplente não assumir. E a Câmara fica com um vereador a menos. Eu digo isso com todo o respeito à história de Evando Franca, que foi um vereador representativo da sociedade aracajuana. Mas a situação de saúde dele não permite ele estar aqui hoje. A mesa tem que tomar uma postura de submetê-lo, de forma respeitosa, a uma perícia médica. E se o relatório for de que ele não pode continuar o mandato, chama o suplente”, falou Elber.

Para nada
A classe política começa a se mobilizar contra o fechamento da unidade administrativa da Petrobras em Sergipe. Mas é muito barulho por nada. Assim como aconteceu no caso da Fafen, veremos políticos em discursos inflamados nas tribunas, visitando Brasília e tirando fotos com autoridades. Alguns apenas querendo dar uma satisfação aos seus eleitores, pois no fundo sabem que eles não possuem peso político para reverter uma decisão dessas.

Foi avisado
Durante a campanha, o presidente Bolsonaro e seu posto Ipiranga, o agora ministro Paulo Guedes, não deixaram dúvidas: no governo iriam promover uma onda de privatizações. Agora, políticos que fizeram campanha e votaram em Bolsonaro começam a questionar o fechamento da unidade em Sergipe – que é fruto justamente desta política “desestatizante”.

Sem moral
Já a turma simpática a Bolsonaro avalia que o PT está sem moral para fazer qualquer defesa da Petrobras, tendo em vista os escândalos de corrupção apontados pela Lava Jato. Vai ser difícil unir essas duas turmas sob uma mesma bandeira.

Informalidade
Análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada ontem revelou aumento na desigualdade de renda no Brasil em 2019, acompanhado de predomínio da informalidade e lenta recuperação do mercado formal.

Subutilização
No que diz respeito à subutilização no mercado de trabalho, os indicadores mostram que, assim como ocorre com a taxa de desemprego, os maiores contingentes de trabalhadores subocupados, proporcionalmente ao total da ocupação, encontram-se nas regiões Norte e Nordeste. Os maiores níveis de subocupação estão nos estados do Piauí, Sergipe e Bahia, onde 21,4%, 17,4% e 16,0%, respectivamente, tem disponibilidade e quer trabalhar mais que 40 horas semanais.

Visita 1
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Ulices Andrade, acompanhado de todo o colegiado do órgão, recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira, 18, o governador do Estado, Belivaldo Chagas. Também estiveram no encontro o secretário geral de Governo, José Carlos Felizola, e o procurador-geral do Estado, Vinícius Thiago de Oliveira.

Visita 2
Na visita de cortesia, o governador apresentou os esforços que vem empreendendo para atrair novos investimentos e promover desenvolvimento. “Fomos ao Tribunal dialogar sobre a situação orçamentária e financeira de Sergipe e mostrar tanto o que temos feito como as nossas expectativas para o futuro”, comentou o governador.