18/10/2019 as 08:09

Recesso

Gilmar Carvalho (PSC) fala sobre redução do recesso parlamentar

Segundo Gilmar, seria um projeto que visa igualar o recesso às férias do trabalhador celetista

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Desinformação 1
A eleição acabou, mas é impressionante como as campanhas para gerar desinformação, através da disseminação de informações falsas, continuam ativas nas redes sociais. Continua intenso o tráfego das chamadas “fake news”, que repassam dados falsos sobre políticos e partidos.

Desinformação 2
O pior de tudo é observar uma verdadeira letargia dos órgãos públicos que deveriam vigiar e punir quem dissemina este tipo de desinformação. Algumas instituições até realizam seminários para discutir como coibir este tipo de coisa, mas não cumprem seu papel de investigar quem está produzindo esses conteúdos. Afinal, repassar informações falsas, que agridem a honra e acusam pessoas de cometer crime, não é mais um delito?

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) falou sobre a proposta de redução do recesso parlamentar. Segundo Gilmar, seria um projeto que visa igualar o recesso às férias do trabalhador celetista. “Há um movimento aqui em Aracaju propondo a redução do recesso parlamentar, ou seja, dos deputados estaduais, para 60 dias. Esse pessoal chega com muito atraso e de forma errada”, avaliou o parlamentar.

Recesso 2
Gilmar explicou: “Há alguns anos eu propus duas vezes. Oficialmente protocolei projeto de iniciativa popular, cada um com mais de mil assinaturas propondo a redução do recesso parlamentar para 30 dias”, disse. E completou refazendo mais uma proposta. “Eu quero fazer outra proposta: por que 60 dias? O trabalhador nas ruas não tem 60 dias de férias. Mandem para esta Casa proposta de recesso de 30 dias anuais para a Alese, MP e TJ, e terão meu apoio”, informou.

Rota turística 1
Para o conselheiro Carlos Pinna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), a canonização de Irmã Dulce deverá abrir um novo roteiro turístico e o Estado de Sergipe tem grande potencial para ser inserido nesse contexto, já que foi no Município de São Cristóvão que Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes virou freira e recebeu o nome de Irmã Dulce, em homenagem a sua mãe.

Rota turística 2
Na sessão plenária desta quinta-feira, 17, Pinna chamou atenção para essa “janela de oportunidade” que pode colocar Sergipe na rota dos fieis que buscarão vivenciar a trajetória da Santa Dulce dos Pobres. “É uma santa baiana, mas também sergipana, que registra nas suas cartas e no seu livro de memórias o bem que fez a ela essa passagem aqui por Sergipe”, comentou o conselheiro.

Precatórios 1
Em 2015, o Governo do Estado, através de uma lei complementar, conseguiu ter acesso a mais de R$ 120 milhões que estavam na conta dos depósitos judiciais – dinheiro que deveria ser utilizado como garantia para o pagamento de decisões judiciais com trânsito em julgado. Agora, o Executivo está muito próximo de dar um calote nesse montante milionário e que deveria ser restituído. A afirmação é do deputado estadual Georgeo Passos.

Precatórios 2
Passos explica que recentemente chegou à Assembleia Legislativa o projeto de lei complementar nº 14/2019 que pretende revogar a lei complementar nº 264/2015, que na época possibilitou ao governo o acesso aos recursos dos depósitos judiciais. Contudo, segundo o deputado oposicionista, a nova matéria não assegura que o Estado irá devolver os R$ 229 milhões que deveriam estar em posse do Judiciário (valor atualizado).

Precatórios 3
“É algo que precisa ser analisado com todo o cuidado antes de ser votado, pois esta Casa pode aprovar um calote milionário por parte do governo e que pode prejudicar o pagamento de precatórios, ou seja, muitas pessoas podem ser prejudicadas. Isso está passando apenas como se fosse um projeto de revogação, mas é preciso entender que isso é bem mais amplo”, avisou o parlamentar.

 

Olha o trem 1
O secretário da Casa Civil do Governo, José Carlos Felizola, em entrevista ontem ao Jornal da Fan, falou sobre as dificuldades do governo com o déficit da Previdência. Para Felizola, os problemas atuais são frutos do “trem da alegria”, a efetivação de funcionários públicos sem concurso, que ocorreu antes da promulgação da Constituição de 1988.

Olha o trem 2
“Em 1988 e 1989 o Estado quadruplicou o número de funcionários. Após esse fato, todas as gestões tiveram dificuldades e o déficit veio crescendo vertiginosamente. O Estado não culpa os servidores, mas sim o governo de Valadares, que inchou a folha de pagamento. Ele foi o grande responsável pela forma como aumentou o valor da folha de pagamento”, afirmou Felizola.

CPI 1
Os deputados federais sergipanos Fábio Reis (MDB), Fábio Mitidieri (PSD) e Fábio Henrique (PDT) protocolaram nesta quarta-feira, 16, o pedido de abertura de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as companhias aéreas brasileiras. O trio concorda que, no cenário atual, há uma prática abusiva das empresas, que encarecem a cada dia os preços das passagens e dos serviços para o consumidor.

CPI 2
Segundo Fábio Reis, a ideia surgiu porque estava ficando cada vez mais caro viajar de avião no país. “As companhias brasileiras cobram pela marcação do assento, lanche, bagagem, acesso ao Wi-Fi. Mas, ao contrário do que se espera, há aumento no preço das passagens”, disse o parlamentar. Já Mitidieri questionou a forma como os preços são formados e a quantidade de opções oferecidas pelas companhias. “A gente entra em uma companhia e vê um preço. Vai na outra companhia e é o mesmo preço. Pelo que vejo, é uma formação de cartel e só quem sai prejudicado é o consumidor”, observou.