07/11/2019 as 08:26

Políticos presos

Nitinho não gostou das afirmações da sua colega Emília Correia

Nitinho acusou a vereadora de estar com informações privilegiadas sobre as supostas prisões

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O  presidente da Câmara de Aracaju, Josenito Vitale, o Nitinho, não gostou das afirmações da sua colega Emília Correia, que ontem disse na tribuna que em breve políticos sergipanos seriam presos. Nitinho acusou a vereadora de estar com informações privilegiadas sobre as supostas prisões.

Prisões 2
“Acho que Vossa Excelência está com informação privilegiada. Dizer nessa Tribuna algo assim antecipadamente, que brevemente políticos do nosso Estado serão presos? É bom que a imprensa possa ir até a vereadora, e que ela diga quem está envolvido e quem deu essa informação. Isso é um crime”, declarou o presidente da Câmara.

Estados e municípios 1
Com novas mudanças, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) à PEC Paralela da Previdência (PEC 133/2019). O texto altera pontos da reforma da Previdência (PEC 6/2019) aprovada pelo Senado em outubro e que aguarda promulgação. A principal mudança é a inclusão de estados e municípios no novo sistema de aposentadorias, mas o novo parecer também prevê regras diferenciadas para servidores da área de segurança pública. A proposta segue para votação no Plenário.

Estados e municípios 2
Pelo texto da PEC 133/2019, os estados, o Distrito Federal e os municípios podem adotar integralmente as mesmas regras aplicáveis ao regime próprio de previdência social da União por meio de lei ordinária. Assim, as regras de aposentadoria dos servidores federais passariam a valer também para o funcionalismo estadual e municipal — como tempo de contribuição e idade mínima.

Estados e municípios 3
Os municípios que não aprovarem regras próprias vão aderir automaticamente ao regime da União, caso o sistema tenha sido adotado pelo estado do qual fazem parte. O texto também abre a possibilidade de que estados e municípios revejam a decisão de aderir à reforma da União por projeto de lei. No entanto, governadores e prefeitos ficam impedidos de fazer isso nos 180 dias que antecedem o fim dos próprios mandatos. As informações são da Agência Senado.