11/11/2019 as 09:51

PCE

Fábio Reis deixa claro que possui posicionamento contrário

“Eu não tenho dúvida de que ela vai ser desconfigurada. Teremos muita coisa para analisar”, falou

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Não aprova
Em conversa com a coluna, o deputado federal Bosco Costa (PR) comentou rapidamente a PEC do Pacto Federativo, que já está tramitando no Congresso Nacional. Ele lembrou que o governo protocolou três propostas de emenda e, apesar de achar muito cedo para sentir o clima, Bosco avaliou sobre a extinção de municípios: “Não vejo o mínimo de possibilidade de aprovação, principalmente entre a bancada do Nordeste”.


Já o deputado Fábio Reis (MDB) também foi rápido e preferiu não entrar em detalhes. Mas deixou claro que possui posicionamento contrário à grande parte da PEC do Pacto Federativo – principalmente à extinção dos municípios. “Eu não tenho dúvida de que ela vai ser desconfigurada. Teremos muita coisa para analisar”, falou.

Emergência fiscal 1
Se a PEC Emergencial enviada pelo governo federal esta semana ao Senado já estivesse em vigor, o estado de Sergipe estaria enquadrado em situação de emergência fiscal. Essa condição garante ao governo do estado uma série de prerrogativas, como congelar concursos e até reduzir o salário (e jornada) de servidores. Os estados nesta condição poderão ainda barrar reajustes e promoções, ficando proibidos de criar cargos, reestruturar carreiras e realizar novos concursos.

Emergência fiscal 2
De acordo com a PEC, estados e municípios, cujas despesas correntes ultrapassem 95% da receita corrente, seriam obrigados a passar por um período de um ano de ajuste, com o objetivo de equilibrar as contas. Hoje, pelo menos onze estados e seis capitais estariam enquadrados no estado de emergência fiscal. A PEC pode sofrer modificações no Congresso.

No PP
O deputado federal Laércio Oliveira (PP) afirmou ontem, 08, que o prefeito do município de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, vai deixar o PCdoB e filiar-se ao Partido Progressista (PP), para disputar a reeleição, em 2020. “Padre Inaldo virá para o Partido Progressistas. A gente está definindo a filiação dele e faremos um grande evento para trazê-lo para o Progressista. Claro que estamos fazendo os ajustes finais; eu tenho um agrupamento político em Socorro e não tomo nenhuma decisão partidária unilateralmente”, disse Laércio em entrevista à 103 FM, registrada pelo site Universo Político.