19/11/2019 as 09:38

Saúde

George Passos quer presença de secretários

O deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, está preocupado com a possibilidade do ano se encerrar e os secretários de Estado da Saúde, Valberto Oliveira, e da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, não comparecerem à Assembleia Legislativa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Quer os secretários 1
O deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, está preocupado com a possibilidade do ano se encerrar e os secretários de Estado da Saúde, Valberto Oliveira, e da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, não comparecerem à Assembleia Legislativa. É que, conforme a Constituição Estadual determina, os gestores precisam ir até o parlamento para fazer uma prestação de contas da sua atuação à frente das pastas.

Quer os secretários 2
A visita dos gestores, segundo Georgeo, deveria acontecer a cada quadrimestre. No momento, eles deveriam fazer um balancete da atuação no segundo quadrimestre deste ano – o que deveria ter acontecido até o mês de outubro. Com a proximidade do recesso de fim de ano, o deputado Georgeo cobrou que a Casa e os presidentes de Comissões agilizem os trâmites para convidar os secretários. “Sob o risco dessa prestação só acontecer em 2020”, alertou.


Baixo risco 1
Aracaju está, novamente, entre as cidades com baixo risco para o aparecimento de surtos ou epidemias de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O dado foi divulgado ontem pelo prefeito Edvaldo Nogueira, durante a apresentação dos resultados da 6ª avaliação epidemiológica realizada na capital sergipana em 2019. Segundo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a cidade voltou a alcançar 0,9 de Índice Predial em novembro, representando uma queda de mais de 64% em relação a julho, quando a cidade teve o maior pico registrado no LIRAa (2,6).

Baixo risco 2
Com isso, a capital registra o melhor resultado do ano na avaliação, o que demonstra, segundo o Prefeito, mais uma vez, a eficácia do Plano de Intensificação de Combate ao Aedes aegypti. “No quarto LIRAa, a cidade estava com 2,6 e agora, estamos com 0,9, o que significa que estamos com baixo risco. Isso é uma grande vitória, porque Aracaju não teve epidemia. Aumentaram os casos, mas nós conseguimos controlar com todo o trabalho que colocamos em prática”, garantiu o gestor.