27/02/2020 as 08:26

Big Brother

SSP possui software capaz de realizar a chamada identificação facial

O sistema já vem sendo utilizado em fase de testes por alguns estados, como São Paulo – inclusive no Carnaval.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Big Brother 1
A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe já possui um software que é capaz de realizar a chamada identificação facial, através das câmeras de segurança instaladas nas ruas. Ou seja, o sistema seria capaz de reconhecer um foragido da Justiça e automaticamente disparar um alarme à polícia, assim que seu rosto for enquadrado por uma câmera.

Big Brother 2
O sistema já vem sendo utilizado em fase de testes por alguns estados, como São Paulo – inclusive no Carnaval. Ele também já apresentou falhas, fazendo a polícia prender por engano alguém que havia sido “confundido” pelo sistema com um foragido. Resumindo: pode ser um grande avanço no combate à criminalidade, mas muita polêmica pode estar por vir.

Poucas mulheres 1
Em Sergipe, dos 13 desembargadores que estão no exercício da função, apenas três são mulheres. Isso dá um percentual de 23% dos magistrados de instância superior, número próximo da média nacional, que é de 20%. Reportagem da Folha de São Paulo publicada ontem mostrou que as mulheres são apenas uma em cada cinco desembargadores no país. No caso particular de SP, elas (31 mulheres) perdem até para o número de desembargadores chamados Luiz (32).

Poucas mulheres 2
Com dados do Conselho Nacional de Justiça, a reportagem mostrou que na Justiça estadual as mulheres ocupam 37,5% dos postos de magistratura – mas este percentual cai para 20% na 2ª instância. Apenas no TJ do Pará o número de mulheres desembargadoras ultrapassou o de homens – sendo que nenhum tribunal estadual é hoje presidido por uma mulher.