09/06/2020 as 10:16

CONSÓRCIO

Georgeo Passos vai fazer parte da Comissão Interestadual Parlamentar

De acordo com o deputado, a ideia da comissão surgiu logo após o escândalo envolvendo o caso dos respiradores comprados pelo consórcio, mas que não foram entregues pela empresa responsável aos Estados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

CONSÓRCIO DO NORDESTE 1
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) vai fazer parte da Comissão Interestadual Parlamentar (CIP), criada por deputados estaduais de todo o Nordeste, que vai fiscalizar as ações do Consórcio do Nordeste.

CONSÓRCIO DO NORDESTE 2
De acordo com o deputado, a ideia da comissão surgiu logo após o escândalo envolvendo o caso dos respiradores comprados pelo consórcio, mas que não foram entregues pela empresa responsável aos Estados. O Consórcio do Nordeste chegou a repassar o valor de R$ 48 milhões para esta empresa.

CONSÓRCIO DO NORDESTE 3
“A CIP vai fiscalizar todos os recursos que já foram empregados pelos governadores no Consórcio do Nordeste. Nós queremos saber como o consórcio está utilizando estes recursos, quais as decisões foram tomadas principalmente para ajudar a nossa região. Precisamos de mais transparência, pois a população precisa saber como os recursos estão sendo aplicados por este consórcio”, explica Georgeo.

CARMÓPOLIS 1
O Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça de Carmópolis, ajuizou uma ação civil pública (ACP) com pedido de liminar para que o Município de Carmópolis efetue, de modo correto, regular e contínuo, os pagamentos dos salários dos servidores públicos municipais. O MP requer, liminarmente, que o município de Carmópolis se abstenha de nomear novos comissionados, celebrar novos contratos temporários e de realizar todo e qualquer contrato, empenho de despesa e/ou pagamento de despesa, antes de efetuar devidamente os pagamentos do funcionalismo municipal.

CARMÓPOLIS 2
Também não deverá iniciar qualquer procedimento licitatório cujo objeto seja eventos artísticos e/ou culturais e serviços de publicidade e propaganda institucional, exceto na divulgação de atividades relacionadas diretamente ao combate da Covid-19 no município. Foi instaurado inquérito civil com o objetivo de apurar supostos atrasos de salários e outras verbas remuneratórias do funcionalismo público municipal. O inquérito constatou que entre o início de 2018 e o final de 2019 não houve queda significativa da receita arrecadada pelo município para justificar atraso nos salários, mas, no mesmo período, houve um crescimento exacerbado das despesas com servidores não efetivos (comissionados e contratados), além de despesas de quase um R$ 1 milhão com eventos artísticos.