29/09/2020 as 11:43

DÉDA VIVE

O ex-governador de Sergipe será muito citado na campanha eleitoral

Ele era amigo e apoiador de Edvaldo Nogueira (PDT), atual prefeito da capital, além de correligionário e amigo do petista Márcio Macedo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

ADIA PRODUÇÃO 1
Deu no portal Bahia Notícias que a Petrobras estuda adiar novamente a produção de petróleo e gás nas reservas gigantes de Sergipe. A empresa decidiu rever mais uma vez a previsão de iniciar os trabalhos em 2023 e o projeto foi retirado do plano de investimentos da empresa para o período entre 2021 e 2025.

ADIA PRODUÇÃO 2
“As reservas de Sergipe são consideradas a próxima fronteira petrolífera do país após o pré-sal e parte importante do esforço do governo para ampliar a oferta de gás natural no mercado brasileiro, dentro do projeto chamado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de ‘choque de energia barata’”, registrou o portal. O Governo do Estado estima que as descobertas têm potencial para produzir até 20 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, volume superior aos 18,6 milhões de metros cúbicos por dia importados da Bolívia em 2019 e aos 16 milhões de metros cúbicos por dia consumidos no Estado de São Paulo no mesmo ano.

ADIA A PRODUÇÃO 3
A reportagem ressalta que todas as descobertas ainda estão em fase de avaliação e que não há, portanto, estimativa oficial do volume de reservas. Em fevereiro, a Petrobras iniciou um teste de produção de 180 dias em uma das áreas, batizada de Farfan, para coletar melhores informações sobre o subsolo. Questionada pelo Bahia Notícias, a Petrobras informou apenas que “em conjunto com seus sócios, está reavaliando a melhor data para a entrada em operação desses projetos”.

DÉDA VIVE
O ex-governador de Sergipe Marcelo Déda (PT), embora falecido em 2 de dezembro de 2013, vai se fazer presente (será muito citado) na campanha eleitoral deste ano de 2020 em Aracaju e alguns outros municípios do interior. Ele era amigo e apoiador de Edvaldo Nogueira (PDT), atual prefeito da capital, além de correligionário e amigo do petista Márcio Macedo.

MAIORIA FEMININA
As mulheres são a maioria dos eleitores em 70 dos 75 municípios sergipanos nas eleições municipais deste ano. Entre 2016 e 2020, o eleitorado feminino no Estado cresceu 5,05%, com a soma de mais 40.990 eleitoras. Agora, elas são 52,9% do total de pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral, em Sergipe. Já os homens representam 47,1% dos votantes aptos. Os dados foram levantados pela Rádio UFS FM junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

PROTOCOLO SANITÁRIO 1
Diante da pandemia de Covid-19, a coordenação de campanha do prefeito e candidato à reeleição, Edvaldo Nogueira (PDT), está orientando os candidatos da coligação “Pela Vida. Pela Cidade” a adotarem as medidas dispostas na portaria nº 243/2020, a partir da qual a Secretaria de Estado da Saúde estabeleceu o Protocolo Sanitário de Regulação para as Atividades Eleitorais.

PROTOCOLO SANITÁRIO 2
Coordenador da campanha de Edvaldo, o presidente do diretório do PDT de Aracaju, Evandro Galdino destaca que as normas de biossegurança recomendadas pelas autoridades sanitárias e pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) “serão rigorosamente cumpridas em todos os atos político-eleitorais da coligação”, formada por dez partidos.

PROTOCOLO SANITÁRIO 3
Evandro ressalta que, apesar da trajetória de queda dos índices de novos casos de Covid-19 e de óbitos decorrentes da doença, em Aracaju, o momento exige “extremo cuidado e medidas preventivas para não colocar em risco a saúde da população e dos candidatos”, frisa. Ele ainda frisa que desde a fase de pré-campanha o agrupamento tem buscado respeitar as normas de segurança sanitária para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como o uso de máscaras, distribuição de álcool em gel e distanciamento social.