05/10/2020 as 10:00

PASTORES

Mais de 60 pastores são candidatos em Sergipe

O levantamento considerou apenas os candidatos que carregam o título religioso de pastor (55) ou bispo (5) no nome que estará nas urnas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

INAUGURAÇÃO DO COMITÊ
O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), acompanhado da candidata à vice da chapa pela qual disputa a reeleição, delegada Katarina Feitoza (PSD), reuniu lideranças dos partidos que integram sua coligação e inaugurou, na noite da última quinta-feira, dia 1º, o comitê da campanha. No comitê, o encontro contou com a presença do ex-governador Jackson Barreto, presidente do diretório do MDB de Aracaju, e do deputado federal Laércio Oliveira, que preside o PP.

IRMÃO
Há ainda sete candidatos que levam na alcunha a palavra “irmão” – caracteristicamente utilizada pelos protestantes. Só na Barra dos Coqueiros, Irmão Carlos e Irmão Leônidas estão no páreo. Já os sacerdotes do catolicismo estão seguindo a orientação da arquidiocese e focando na batina: há apenas dois padres na corrida eleitoral em Sergipe.

PASTORES
Mais de 60 pastores são candidatos em Sergipe, na eleição deste ano. Pelo menos 25 municípios sergipanos contarão com os líderes religiosos na disputa. Itabaiana é a única entre as maiores cidades onde não foram registrados candidatos-pastores. Dois vão disputar eleições compondo chapas como vice-prefeitos e cerca de 60 buscam mandatos nas câmaras municipais. O levantamento considerou apenas os candidatos que carregam o título religioso de pastor (55) ou bispo (5) no nome que estará nas urnas.

MENOS ARROZ 1
A produção de arroz em Sergipe sofreu redução de 11,2% em Sergipe, entre 2018 e 2019, ficando em 28.159 toneladas. A quantidade produzida de arroz em 2019 é menos da metade do pico de produção atingido em 2008, quando Sergipe chegou a 58.585 toneladas. Ainda assim, Sergipe tem três municípios entre os 200 maiores produtores nacionais. Ilha das Flores é o maior produtor do estado e ocupa a 148ª posição no ranqueamento nacional, com uma produção de 10.430 toneladas. Apesar disso, a produção no município caiu cerca de 31,4% entre 2018 e 2019.

MENOS ARROZ 2
Também aparecem na lista Neópolis (7.852 toneladas), na 172ª posição, e Propriá (6.872 toneladas), na 183ª posição. No caso de Propriá, observou-se a tendência inversa, com um aumento de 84,6% na quantidade produzida. Entre as culturas permanentes, os principais produtos em Sergipe ainda são a laranja e o coco-da-baía. No caso do coco, o Estado é o terceiro maior produtor do Nordeste, com 152,8 milhões de frutos. Sergipe fica atrás apenas da Bahia (333,7 milhões de frutos) e Ceará (302,7 milhões de frutos).

MULHERES
Em Sergipe, o Partido Social Democrático (PSD) conta com 282 mulheres nas eleições de Aracaju– ultrapassando o coeficiente mínimo exigido pelo Justiça Eleitoral. “Em Sergipe, somos a maior bancada feminina na Assembleia Legislativa com duas parlamentares e pretendemos que aconteça o mesmo nas Câmaras Municipais”, ressaltou a deputada estadual, presidente e coordenadora do PSD Mulher Sergipe, Maisa Mitidieri, que entende este momento e segue estimulando que mais mulheres ocupem espaços políticos.

FALECIMENTO
Faleceu ontem em Aracaju o engenheiro agrônomo, ex- -presidente do Sergipetec e ex- -dirigente da Emdagro, Manoel Hora Batista. Ele foi atingido por câncer no pâncreas e a doença se expandiu para outros órgãos, entre os quais os pulmões e os rins. Ele tinha 69 anos e era militante político de esquerda.