29/12/2020 as 11:57

HONESTO

André Moura ´parece ser honesto que pisou na administração pública do Rio de Janeiro

Tiveram que importar de Sergipe

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Acompanhando todo o imbróglio de prisão do prefeito do Rio de Janeiro, após os últimos governadores eleitos terem também sido presos – e o derradeiro, Witzel, encarar um impeachment –, o comentário em uma conversa com gente que gosta de política foi: parece que o único homem honesto que pisou na administração pública do Rio de Janeiro, nos últimos tempos, foi André Moura (PSC). Tiveram que importar de Sergipe

VAI CAIR 1 Não é a inflação, não é o número de contágios e mortes por Covid-19. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), há tendência de queda no valor do último repasse de dezembro e do ano do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A grana será creditada amanhã, 30 de dezembro.

VAI CAIR 2 Ainda de acordo com a CNM, as prefeituras irão partilhar o valor de R$ 3,1 bilhões, já contabilizada a retenção do Fundeb. Esse decêndio costuma representar em torno de 30% do valor esperado para o mês inteiro e a base de cálculo é feita entre os dias 11 e 20 do mês corrente. De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o terceiro repasse de dezembro – quando comparado ao mesmo período do ano anterior – sofrerá redução de 16,14% em termos nominais (sem considerar a inflação).

ESCOLAS CÍVICO-MILITARES De acordo com a portaria do Ministério da Educação, publicada ontem no Diário Oficial, em 2021 mais 54 escolas cívico-militares poderão ser instaladas no país. O planejamento do Ministério é de que sejam duas em cada um dos estados e no Distrito Federal. A adesão é voluntária e a lista com os locais selecionados será divulgada no dia 25 de janeiro. O Governo de Sergipe optou por não participar do programa em 2020, sendo assim, nenhuma escola estadual ou municipal trabalhará neste formato.