23/02/2022 as 09:39

MERECIMENTO

Maria Angélica França e Souza deixa cargo no TJ

Nove juízes do Tribunal de Justiça de Sergipe estão disputando, por merecimento, uma cadeira de desembargador.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

MERECIMENTO 1 Nove juízes do Tribunal de Justiça de Sergipe estão disputando, por merecimento, uma cadeira de desembargador. A vaga foi gerada com a aposentadoria da desembargadora Maria Angélica França e Souza, que se aposentou em novembro de 2021, aos 75 anos. A escolha será no dia 9 de março.

MERECIMENTO 2 Conforme informou o Tribunal, estão na disputa os juízes José Anselmo de Oliveira, Sérgio Menezes Lucas, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, Simone de Oliveira Fraga, João Hora Neto, Fernando Clemente da Rocha, Maria da Conceição da Silva Santos, Manoel da Costa Neto e Edivaldo dos Santos.

100% DE SECA 1 Devido às chuvas acima da média nos últimos meses no Nordeste, a seca desapareceu no Maranhão e ficou mais branda em cinco estados da região em janeiro: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Por outro lado, a severidade do fenômeno se manteve estável em Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe. Cinco estados registraram seca em 100% do território no último mês: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

100% DE SECA 2 Em janeiro foi observada a estabilidade da seca em Sergipe em comparação a dezembro. Nesse período as áreas com seca moderada seguiram no patamar de 54% do Estado, o que representa a menor severidade do fenômeno desde setembro de 2020: 19% de seca moderada. Da mesma forma, a área total com o fenômeno abrange 100% do território sergipano consecutivamente há um ano e quatro meses, desde outubro de 2020, maior sequência entre os estados nordestinos.

RESISTÊNCIA À VACINAÇÃO 1 Mais de 59% dos municípios relatam enfrentar a resistência da população quanto à vacinação de crianças com idade entre cinco e 11 anos. A informação foi levantada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a aplicação da 35ª edição da pesquisa sobre a situação da Covid-19 nos municípios. O levantamento ouviu 2.193, o que representa 39,4% dos municípios, entre os dias 14 e 17 de fevereiro.

RESISTÊNCIA À VACINAÇÃO 2 Ainda em relação à vacinação desse público, 2,3% dos gestores ouvidos afirmaram que houve reações adversas graves em crianças que tomaram a vacina contra o coronavírus. Já 94,4% não registraram reações graves e 3,3% prefeituras não responderam a essa questão. A vacinação para este grupo teve início em 98,9% das cidades ouvidas pela pesquisa. Em 19 municípios a vacinação de crianças entre cinco e 11 anos ainda não teve início.

DESAGRAVO 1 O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, reuniu-se na noite de ontem, em sessão ordinária no Plenário da casa. Na pauta, três processos administrativos. O primeiro referente a um pedido de desagravo público ao advogado Carlos Eduardo Soares de Lima, tendo como relator o conselheiro Genisson Araújo dos Santos.

DESAGRAVO 2 O requerente era advogado de um condomínio residencial, onde foi vítima de ataques verbais através de um grupo de WhatsApp promovidos por dois moradores, que questionaram a sua atividade e a sua reputação no exercício profissional. Por maioria de votos, foi aprovado o desagravo em favor do advogado Carlos Eduardo Soares.