14/05/2024 as 10:57

CPI

Braskem: Rogério revelou suas expectativas para as últimas oitivas da Comissão

De acordo o senador, esses depoimentos são muito aguardados, pois visam esclarecer questões sobre a gestão e as práticas da empresa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sustentabilidade e oportunidades 1

Até o dia 18 de maio, os governadores dos nove estados do Nordeste e suas equipes percorrerão as cidades de Roterdã (Holanda), Bruxelas (Bélgica) e Berlim (Alemanha) com o objetivo de discutir pautas ambientais, voltadas à sustentabilidade e emergências climáticas, assim como buscar investimentos para projetos de energia renovável, especialmente o hidrogênio verde.

 

Sustentabilidade e oportunidades 2

Na Missão do Consórcio Nordeste, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou na última segunda-feira, 13, de uma série de reuniões, apresentações e rodadas de negócios com empresários do setor durante a World Hydrogen Summit 2024, o maior evento internacional do mundo na área de hidrogênio verde, realizado em Roterdã. Com o intuito de atrair novos investimentos para Sergipe, os encontros foram articulados pela Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), em sala administrada pelo Consórcio.

Parte superior do formulário

 

 

Sustentabilidade e oportunidades 3

Em meio às tratativas com os executivos de grandes empresas globais, o governador de Sergipe defendeu o potencial do estado e da região para o setor de energia renovável. “Nós reunimos todas as condições climáticas e geográficas necessárias para o melhor desenvolvimento das políticas de transição energética e investimentos do hidrogênio verde, que acreditamos ser a energia do futuro. Dessa maneira, traremos para Sergipe e Nordeste cada vez mais investimentos que se transformarão em emprego e renda para nossa população”, pontuou Mitidieri.

 

Lançamento

O governador em exercício, Zezinho Sobral, e a secretária de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Mariana Dantas, lançam o Programa Seleções edição 2024, que tem a finalidade de apoiar projetos que promovam esportes de equipe como futsal, basquete, voleibol e handebol. A iniciativa abrange desde o suporte financeiro para equipes amadoras até o treinamento de técnicos e gestores esportivos. O lançamento acontece hoje, 14, às 16h, no Palácio dos Despachos.

 

Dispensa 1

Como medida para ajudar no envio de doações para as pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, foi publicado no Diário Oficial do Estado, nessa segunda-feira, 13, o Decreto nº 685, que dispensa a obrigatoriedade de emissão de nota fiscal no transporte de mercadorias destinadas às vítimas gaúchas. Sergipe foi um dos estados que votaram favorável à medida do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

 

 

Dispensa 2

Para ter direito ao benefício, é preciso que o transporte das mercadorias esteja acompanhado da declaração de conteúdo e seja destinado ao governo do estado do Rio Grande do Sul, Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul e prefeituras ou entidades beneficentes sem fins lucrativos daquele estado.

 

CPI da Braskem 1

Hoje, o senador Rogério Carvalho (PT/SE), relator da CPI da Braskem, revelou suas expectativas para as últimas oitivas da Comissão que estão agendadas para hoje, dia 14. Segundo ele, os convocados são Marcelo de Oliveira Cerqueira, vice-presidente Executivo da Braskem, e Paulo Roberto Cabral de Melo, engenheiro e responsável técnico da empresa.

 

CPI da Braskem 2

De acordo o senador, esses depoimentos são muito aguardados, pois visam esclarecer questões sobre a gestão e as práticas da empresa. "A nossa expectativa é que a gente possa ter respondido às perguntas que foram feitas ao vice-presidente de marketing da Braskem, na oitiva em que ele participou, e que ele não conseguia responder, e que as respostas poderiam ser dadas pelo diretor de operações", afirmou.

 

Fórum Empresarial

O Conselho Regional de Administração de Sergipe recebeu o Fórum Empresarial de Sergipe para uma reunião técnica para estreitar os laços e fortalecimento das entidades. O presidente do CRA-SE, Adm. Carlos Eloy Filho, abriu as portas e colocou toda a estrutura do Conselho a disposição do Fórum. “As duas entidades trabalhando juntas vão ficar ainda mais fortes do que são. Nós temos aqui um auditório e uma sala de coworking totalmente moderna que estão à disposição do Fórum. O CRA já trabalha de forma ecológica, onde praticamente não utilizamos papel e temos a energia renovável”, afirmou.

 

Bancada sergipana 1

O senador Alessandro Vieira (MDB) recebeu diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Petrobras de Sergipe (Sindipetro/SE) para tratar sobre o retorno das atividades da estatal no estado. Alessandro Vieira se comprometeu em reunir a bancada federal sergipana e mobilizar os parlamentares.

 

Bancada sergipana 2

“Nosso objetivo é garantir que os recursos do petróleo e gás, os empregos e os rendimentos fiquem em Sergipe, de uma forma economicamente inteligente, ativa da parte de preservação e trazendo desenvolvimento para o estado. Nós estaremos juntos nessa construção, levando a demanda para a bancada sergipana, e trabalhando pelo desenvolvimento de Sergipe”, reforça senador Alessandro.

 

Orçamento 1

Na próxima sexta-feira, dia 17, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realizará audiência pública para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025. O encontro será realizado no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede do Executivo, a partir das 10h. A audiência também terá transmissão ao vivo através do canal da Prefeitura no YouTube.

 

Orçamento 2

"A audiência é aberta ao público, e também transmitida pelo YouTube, onde as pessoas podem interagir através do chat, o que permite que qualquer aracajuano possa participar e contribuir com a construção do Projeto de Lei. Isso dá ao Executivo Municipal maior respaldo na forma como a verba pública será aplicada", afirma o coordenador-geral de Orçamento da Seplog, José Leilton de Almeida.

 

Inflação 1

Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que, em abril deste ano, a capital sergipana teve inflação de 0,78%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Com o resultado de abril, a inflação acumulada no ano de 2024 chegou a 3,14%.

 

Inflação 2

Em Aracaju, no período analisado, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados para medir o comportamento dos preços, dois apresentaram variação negativa (deflação) de preço: Vestuário (-0,50%) e Artigos para residência (-0,19%). Por outro lado, dos sete grupos que apresentaram aumento de preços, destacou-se o grupo de Alimentação e bebidas que registrou inflação de 1,94%. Em seguida, ficaram os grupos de Saúde e cuidados pessoais (+1,03%), Comunicação (+0,98%), Habitação (+0,53%), Despesas pessoais (+0,38%), Transporte (+0,33%) e Educação (+0,10%).

 

Título de cidadania

Amanhã, 15, às 11h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, será realizada a Sessão Especial de entrega de Título de Cidadania Sergipana à advogada e presidente da Fundação de Saúde Parreiras Horta- Lacen, Luciana Cândida Déda Chagas de Melo. A autoria é do deputado Luciano Bispo (PSD).