16/04/2025 as 11:26
FORTES CHUVASEm seu discurso na Câmara, Byron apresentou imagens de uma residência inundada após erro na pavimentação de uma rua.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Mais nomeados 1
O Governo de Sergipe nomeou mais policiais penais aprovados no último concurso público, realizado em 2018. Conforme a publicação do Diário Oficial do Estado, mais 30 agentes de polícia penal foram chamados. Com oferta inicial de cem vagas e formação de cadastro reserva, o certame resultou na habilitação de 404 candidatos.
Mais nomeados 2
“Essa nomeação é resultado de um esforço contínuo do Governo do Estado para estruturar e valorizar a Polícia Penal como pilar essencial do sistema de segurança pública”, reforçou a secretária de Estado da Justiça e da Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa.
Encontro com prefeitos 1
O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto, realiza hoje uma reunião técnica do Programa Acelera Sergipe com prefeitos e secretários de Infraestrutura dos 75 municípios, visando alinhar ações e apresentar o andamento das obras do Programa Acelera Sergipe. O encontro está previsto para ocorrer no auditório da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, na capital, a partir das 14h.
Encontro com prefeitos 2
“Este é um momento estratégico para reforçarmos o diálogo com os gestores municipais, esclarecermos dúvidas técnicas e assegurarmos que todos estejam alinhados quanto aos prazos, exigências legais e metas do programa. O Acelera Sergipe é uma ação conjunta, e o sucesso depende do comprometimento e da articulação entre estado e municípios”, destacou.
Magistério 1
Em cooperação com os demais Tribunais de Contas do Brasil, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) deu início à Ação Nacional Unificada de Levantamento dos Planos de Carreira e Remuneração do Magistério Público. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Educação (CTE), com a integração dos 33 Tribunais de Contas do país e parceria do Movimento Profissão Docente.
Magistério 2
A coleta de informações ocorrerá no período de 09 de abril a 09 de maio de 2025, sendo realizada pelos Tribunais de Contas junto aos seus respectivos jurisdicionados. A expectativa é alcançar uma cobertura abrangente das carreiras do magistério em todas as regiões do país. No caso de Sergipe, o Tribunal enviou Ofício Circular via Portal do Jurisdicionado, com link para solicitação de cadastro das respectivas unidades. Finalizado o cadastro, será enviado novo link com acesso ao questionário.
Coleta de lixo 1
Durante discurso na sessão da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou que funcionários terceirizados da coleta de lixo de Aracaju, contratados pela empresa Renova, paralisaram parcialmente as atividades na manhã de ontem, após menos de dois meses de serviço.
Coleta de lixo 2
“É inaceitável que uma empresa, em tão pouco tempo de operação, já descumpra direitos trabalhistas básicos. Os trabalhadores reivindicam: pagamento de salários atrasados, plano de saúde e pagamento de hora extra. O poder público precisa fiscalizar e garantir que esses trabalhadores tenham seus direitos respeitados”, afirmou Linda Brasil.
Fortes chuvas 1
O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) comentou sobre o impacto das fortes chuvas na cidade, devido à falta de infraestrutura. Em seu discurso na Câmara, Byron apresentou imagens de uma residência inundada após erro na pavimentação de uma rua.
Fortes chuvas 2
“Este vídeo apresenta uma casa na região do Luzia. A rua onde está localizada esta casa teve o serviço de recapeamento na administração municipal passada; entretanto, o serviço causou um desnível no asfalto, gerando alagamentos diante de fortes chuvas, como as do último final de semana. Este morador, por exemplo, me procurou, pois perdeu móveis e objetos pessoais, além de ter sua casa danificada”, expôs Byron na Câmara.
Apoio
O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) relembrou encontros com o pré-candidato ao senado André Moura (União Brasil), destacando sua relevância para Aracaju. “Acredito que precisamos de políticos comprometidos em trazer recursos para a nossa cidade. Você pode até não gostar de um político, por ele ser de direita ou de esquerda, mas não reconhecer o que foi feito por Aracaju por meio da figura de André Moura é inegável”, registrou.
Periferia de Aracaju
O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) chamou a atenção para a fome enfrentada por crianças, sobretudo em áreas periféricas. “Precisamos minimizar essa situação. Muitas crianças não têm o que comer, as famílias não têm um colchão para dormir ou gás para cozinhar”. Ele também convidou a população para uma Audiência Pública de sua autoria, às 15h dessa terça-feira, sobre o descaso nos apartamentos do Conjunto 17 de Março.
Ponto facultativo 1
A Prefeitura de Aracaju decretou ponto facultativo na próxima quinta-feira, 17, para os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, no âmbito do Poder Executivo. A medida, que foi oficializada por meio do Decreto nº 8.091 e publicada no Diário Oficial do Município, acompanha as celebrações católicas da Semana Santa.
Ponto facultativo 2
O decreto considera a importância de preservar as tradições histórico-culturais e religiosas da população durante a Semana Santa, promovendo um momento de reflexão e celebração da fé. De acordo com o decreto, a decisão não se aplica aos serviços essenciais ou que, por sua natureza, não possam sofrer interrupção, como unidades de saúde em regime de plantão, serviços de limpeza pública e segurança.
Salário na conta 1
O Governo de Sergipe informa que o pagamento dos servidores do Poder Executivo para o mês de abril terá início no dia 29. Entre ativos, aposentados e pensionistas, mais de 75 mil pessoas receberão as respectivas remunerações. Os salários serão pagos em duas etapas.
Salário na conta 2
No dia 29, receberão os aposentados e pensionistas. Na quarta-feira, 30, será a vez dos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações. Os valores serão depositados ao longo dos respectivos dias. Com o cumprimento do calendário de pagamentos, serão R$ 497 milhões injetados na economia do estado. A ação ajuda a aumentar a circulação de recursos dentro do estado, contribuindo para o desenvolvimento local.