27/08/2025 as 09:57
ARTIGO JCTambém estiveram presentes João Vicente Goulart, filho do homenageado, e João Leonel Brizola, sobrinho do homenageado.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Não aprovam
Estima-se que a maioria dos servidores técnico-administrativos da Secretaria de Estado da Fazenda se manifestou contra o ato realizado pelo Sintrase e pela Asta, ocorrido nessa terça-feira, 26, em frente à sede da secretaria. Ao contrário dos sindicatos, os servidores declararam apoio ao Projeto de Lei da Sefaz encaminhado à PGE/SE, que moderniza e valoriza os servidores, fortalecendo a gestão tributária, contábil, financeira e orçamentária do estado.
Mantêm a greve
Nessa quarta-feira, 27, auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/SE) mantêm a paralisação e realizam um novo protesto em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a partir das 9 horas. Amanhã, 28, a categoria retornará à Alese para acompanhar a possível votação do projeto do Executivo estadual, denominado Incentivo à Modernização da Relação Fisco-Contribuinte (IMFC). A assembleia da categoria, inicialmente prevista para esta data, foi adiada para quinta-feira, 28 de agosto, às 15 horas, quando será feita a avaliação do movimento grevista.
Ano passado
O Conselho Regional de Medicina (CRM-SE) lembra que, ao contrário do que divulgamos ontem, Sergipe registrou 114 ocorrências de violência contra médicos no ano passado. O assunto ganhou repercussão nacional após o programa Fantástico, da TV Globo, exibir reportagem gravada no Hospital Regional de Itabaiana, que destacou o aumento de agressões a médicos e equipes de saúde em todo o país. Somente em 2024 foram registrados 4.562 casos de violência contra médicos no Brasil. Os dados são do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Artigo no JC 1
A Câmara de Vereadores de Aracaju realizou sessão solene de reparação histórica, com a entrega do título de cidadania ao ex-presidente João Goulart e a Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. A sessão foi presidida pelo vereador Camilo Daniel e contou com a presença do ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto, do deputado federal João Daniel e do ex-vereador Sérgio Bezerra, presidente da Câmara de Aracaju à época, responsável por restituir os títulos de cidadania.
Artigo no JC 2
Também estiveram presentes João Vicente Goulart, filho do homenageado, e João Leonel Brizola, sobrinho do homenageado. O artigo do ex-presidente da OAB/SE e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o advogado e articulista Clóvis Barbosa, foi um dos “pontapés” para que a reparação histórica fosse realizada. No artigo O discreto charme da hipocrisia, publicado pelo Jornal da Cidade, Clóvis lembrou que, em maio de 1964, os decretos que concediam os títulos de cidadania a Brizola e Goulart foram derrubados pela ditadura. Ainda no artigo, cobrou reparação histórica ao ex-vereador Manoel Vicente do Nascimento, cassado de forma irregular pelo mesmo regime militar.
Plano Safra
O Banco do Nordeste realizará evento de divulgação das ações para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2025-2026. Com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e do superintendente estadual do BNB, César Santana, a programação ocorrerá nesta sexta-feira, 29, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease). Agricultores, autoridades, representantes de entidades rurais e empresas parceiras participarão do evento.
Café “à noite” — COM FOTO
A prefeita Emília Corrêa, que realizava o Café com Emília nas manhãs de sábado — uma live conduzida em suas redes sociais —, passará por uma reformulação. Agora, o programa será exibido à noite, durante a semana, mas continuará com o mesmo estilo descontraído. A atração também trará entrevistas autênticas, abordando temas variados em um bate-papo leve. “Mudanças são sempre necessárias. A essência do nosso encontro informativo semanal não vai mudar, mas esse modelo tornará os aracajuanos ainda mais próximos da gente”, destacou a prefeita.
Encontro com fiscais
Durante esta semana, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou de uma reunião de alinhamento com a equipe de fiscalização da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). O encontro, que reuniu cerca de 40 fiscais, debateu a otimização dos processos de planejamento e fiscalização das obras públicas da capital. Na ocasião, a vice-presidente da Emurb, Fabíola Medeiros, apresentou mais de dez obras de infraestrutura em andamento e citou o processo de desapropriação e as condições climáticas como fatores que vêm interferindo no prazo de execução.
Destinou emendas
A deputada federal Yandra Moura (União), presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara, participou, na última segunda-feira, 25, do lançamento do Sergipe Sem Fome. Para garantir a continuidade das ações, Yandra destinou R$ 500 mil em emendas parlamentares. “Tenho muita alegria em contribuir com esse projeto por meio das nossas emendas parlamentares”, disse a deputada.
No interior
A deputada federal Delegada Katarina (PSD/SE) realizou, junto à Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), a entrega de máquinas agrícolas para associações de produtores rurais de Monte Alegre e Tomar do Geru. O maquinário, no valor de quase R$ 400 mil, será fundamental para garantir mais celeridade no plantio, assegurando uma produção melhor e, consequentemente, mais renda para os produtores. Investimento que, para a deputada, é prioridade no mandato. “Investir no campo é investir nas pessoas e no desenvolvimento dos nossos municípios”, afirmou.
Diretrizes 1
A Corregedoria-Geral do Ministério Público de Sergipe (MPSE) publicou a Orientação de Serviço nº 002/2025, que define diretrizes para a atuação dos membros da instituição durante os plantões judiciais e audiências de custódia, com foco na proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Diretrizes 2
A medida se fundamenta na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em tratados internacionais de direitos humanos e em resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O objetivo é garantir a aplicação do princípio da prioridade absoluta, assegurando que toda criança e adolescente tenha seus direitos respeitados e preservados.