21/06/2018 as 09:06

Eleições

Ana diz que chapinha já é consenso no PT

“Teve o consenso de que a melhor alternativa para o partido é chapinha”, disse a parlamentar, que integrou o encontro realizado na última terça-feira, 19.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A deputada estadual Ana Lúcia (PT) comentou que o resultado da reunião da executiva da agremiação foi, novamente, sobre o destino para as eleições deste ano. “Teve o consenso de que a melhor alternativa para o partido é chapinha”, disse a parlamentar, que integrou o encontro realizado na última terça-feira, 19.

                                            

Para o JORNAL DA CIDADE, a reunião da executiva foi aberta diante da convocação da presidência do partido. “Todas as tendências do partido vêm dialogando com esse cenário estadual e nacional da política brasileira. Com o objetivo de explicar para os dirigentes e militâncias as mudanças na legislação eleitoral, principalmente na questão dos proporcionais, onde está toda essa discussão de chapinha e chapão”, contou Ana Lúcia.

Ela acrescentou ainda que, na reunião, todos puderam compreender a importância de como se faz cálculos e exercício que devemos fazer para saber o que é melhor para o partido. “Foi aí que, novamente, o consenso de que a melhor alternativa para o partido é chapinha, tanto para estadual como para federal”, destacou.

Defesa
Mesmo com toda discussão do partido em relação à chapinha e chapão, o grande “x” da questão é a chapa majoritária. Contudo, segundo Ana Lúcia, o agrupamento de “Articulação de Esquerda” defende uma candidatura própria. “E para isso o partido consulte a militância através de plebiscito”, defendeu.
Ainda com o JC, Ana Lúcia retratou que na reunião as demais forças do PT defendem uma política de aliança mais ampla. “Isso está sendo dialogado internamente, mas sem nenhuma deliberação definida”, contou.

Pré-candidatos
Além disso, Ana Lúcia revelou também que Eliane Aquino esteve presenta na reunião. “Ela integra uma tendência do “Movimento PT”, que em nível nacional é liberado por Maria do Rosário, a deputada federal”, registrou. Na oportunidade, o coordenador do movimento em Sergipe, Silvio Santos, entrou no debate fazendo análise política. “Ele reforçou que é pré-candidato a estadual e que a companheira Eliane Aquino seria deputada federal, o que foi colocado na reunião da executiva”, concluiu.