21/06/2018 as 14:43

Política

Prefeito acompanha vistoria da estrutura do Forró Caju 2018

Evento acontecerá nos dias 22,23,24,28,29 e 30 de junho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Prefeito acompanha vistoria da estrutura do Forró Caju 2018Foto: Marco Vieira/ PMA

A maior festa do estado retorna em 2018 e, nesta sexta-feira, 22, o Forró Caju terá início dando passagem a 180 atrações sergipanas e nacionais. Para que o evento transcorra com segurança, tanto para o público como para os artistas e equipes que atuarão durante a festa, a Secretaria Municipal da Defesa Social (Semdec), através da Defesa Civil, tem fiscalizado as estruturas diariamente e, nesta quinta, 21, contou com o olhar criterioso do prefeito Edvaldo Nogueira que fez questão de acompanhar de perto a vistoria de cada um dos espaços que irão recepcionar cerca de 100 mil pessoas nas noites de 22, 23, 24, 28, 29 e 30 de junho.

O primeiro local a ser conferido pelo prefeito foi mais uma novidade dentro do Forró Caju, um ônibus de monitoramento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) totalmente equipamento para ajudar no trabalho que será realizado pelos guardas durante os dias de festa. Enquanto câmeras de segurança estarão capturando imagens de toda a extensão da praça de eventos Hilton Lopes, agentes farão o serviço ostensivo em todo o espaço contando com mais esse auxílio. Logo em seguida, Edvaldo Nogueira percorreu os demais espaços estruturados e que já estão quase 100% prontos, como os palcos Luiz Gonzaga e Gerson Filho e demais estruturas como os camarotes, inclusive o da Acessibilidade, e demais dependências como a da Saúde.

“Como sempre fiz, no dia anterior à festa eu venho dar uma analisada e chamo as pessoas envolvidas no processo para corrigir aquilo que acho que não está dentro do que planejamos e, pelo que vi, a festa está bem adiantada, as coisas já estão em sua reta final para que a manhã o local esteja lotado, com o fogo nos corações. A festa deste ano está carregada de expectativas porque é uma retomada, então, todo o cuidado se faz extremamente necessário e fiz questão de participar de todos os procedimentos para que possamos realizar um Forró Caju de muita alegria e, sobretudo, segurança”, afirmou o prefeito.

Para que a festa pudesse acontecer em 2018, a Prefeitura de Aracaju com apoios fundamentais e isto Edvaldo Nogueira sabe reconhecer. “No ano passado, a festa não aconteceu e pedi para que as pessoas aguardassem. Mesmo com os dias reduzidos, a festa de 2018 cresceu e as coisas estão melhorando na Prefeitura. Neste ano, nós já vamos investir recursos próprios, apesar de grande parte ser do Ministério da Cultura, mas tem recurso da Prefeitura porque a situação já permite um pouquinho aqui e ali. Ainda não temos condições de fazer a festa sozinhos, como fazíamos no passado, quando a Prefeitura entrava com mais de 60%. Fico muito feliz com o retorno do Forró Caju, com o momento em que estamos vivendo. A festa está bem organizada, dentro dos padrões que esperávamos e acho que até melhor. Sinto que esse Forró Caju já traz em sua essência coisas novas, além das que estamos realizando como o forró nos bairros e o palco Clemilda, na praça General Valadão”, destacou Edvaldo.

Entre uma vistoria e outra, o prefeito ressaltou que o Forró Caju possui três importantes aspectos. “O primeiro é o resgate da nossa cultura, o segundo é a melhoria da economia e o terceiro é o que traz alegria e felicidade para as pessoas. Estamos retomando uma festa que traz de volta as nossas raízes, que faz com que a gente se sinta mais sergipano e ainda aquecer o nosso comércio, o nosso turismo, a nossa economia. Se levarmos em consideração que cada uma das 180 atrações traz, em média, em sua equipe cerca de dez pessoas, só aí temos 1.800 empregos diretos. Nossa expectativa é ter uma média de 100 mil pessoas por noite e tenho a impressão de que neste ano vai vim mais gente porque está todo mundo com gostinho de saudade”, destacou.

Para que nada saia do que foi planejado estruturalmente, a Defesa Civil vem realizando o trabalho diariamente e de maneira cautelosa. “Desde a chegada do primeiro material, da montagem das estruturas, a Defesa Civil Municipal vem acompanhando de modo que, se houver algum erro, seja corrigido logo porque às vezes se deixa para fazer a inspeção no final e tem muita coisa a ser corrigida que pode vir a causar um atraso. Então, a fiscalização diária vai corrigindo os pequenos problemas. Assim, amanhã, teremos uma revisão final, mas a gente já sabe como está porque já vem acompanhando. Quando começar a festa, continuaremos acompanhando para evitar superlotação, vamos acompanhar também após cada noite de evento. O trabalho só vai terminar no dia em que acabar toda a desmontagem das estruturas do Forró Caju”, garantiu o secretário municipal da Defesa Social, Luiz Fernando Almeida.

Durante a vistoria, outros secretários e equipes acompanharam os trabalhos: o presidente da Funcaju, Cássio Murilo; o superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes; o secretário de Governo, Renato Telles; o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas; o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari; a secretária da Saúde, Waneska Barboza; o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça; o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado; o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio; o secretário do Sema, Augusto César Viana; a secretária da Educação, Maria Cecília Leite; o secretário da Sejesp, Jorge Araújo Filho, o procurador-geral do Município, Netônio Bezerra Machado; e equipes da Assistência Social.

AAN