16/07/2018 as 15:13

Política

Pré-candidatos do interior disputam cadeiras na Alese

Elegíveis firmam suas bases no agreste, sul, centro-sul e sertão de Sergipe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pré-candidatos do interior disputam cadeiras na AleseFoto: Divulgação

Já passamos da metade do ano, e as eleições estão cada vez mais perto. Com isso, as pré-candidaturas estão praticamente formadas e precisam ser oficializadas na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto. Como todo ano eleitoral, o interior sergipano tem uma forte participação nas candidaturas à deputado estadual, e em 2018 não deve ser diferente.

Esse ano, o interior deve ser representado por nomes como Janier Primo (Itabaianinha), a vice-prefeita Adriana Leite (Estância), o ex-prefeito, Juca de Bala (Laranjeiras), o filho do prefeito Valmir de Francisquinho, Talysson de Valmir (Itabaiana), e a primeira dama, Diná Almeida (Tobias Barreto), Jairo de Glória (Nossa Senhora da Glória), Georgeo Passos (Ribeirópolis), entre outros.

A tobiense Diná Almeida, por exemplo, está filiada ao Podemos e concorre pela primeira vez a um mandato político. Apesar de participar ativamente da política ao lado do agrupamento liderado pelo marido e prefeito Diógenes Almeida há muito tempo, chegando, inclusive, a ocupar a pasta de secretária de Assistência Social durante as duas gestões dele e elegendo a prática de projetos sociais como o norte de sua atuação.

Em relação aos que já ocupam uma cadeira na Assembleia Legislativa de Sergipe, a presença do interior também é marcante e a atuação dos parlamentares têm levados benefícios à população sergipana. Em 2014, dos 24 deputados estaduais eleitos, mais da metade representam o interior do Estado na Alese. O PMDB teve o maior número de eleitos (4), seguido pelo PTC (3), PSD (3), DEM (2), PSC (2), PT (2) e PP (2). Os partidos PDT, PSB, PRB, PSL, PT do B e PC do B têm, cada um deles, apenas um representante.

Dos que garantiram vaga em 2014, 15 deputados foram reeleitos: Maria Mendonça (Itabaiana - PP), Gustinho Ribeiro (Lagarto - PSD), Zezinho Guimarães (PMDB), Jeferson Andrade (PSD), Luiz Mitidieri (PSD), Garibaldi Mendonça (PMDB), Pastor Antônio (PSC), Augusto Bezerra (DEM), Goretti Reis (Lagarto - DEM), Ana Lúcia (PT), Francisco Gualberto (PT), Capitão Samuel (PSL), Paulinho das Varzinhas Filho (Laranjeiras - PTdoB), Venâncio Fonseca (PP) e Dr. Gilson Andrade (Estância - PTC).

Um fato que chama atenção é que, boa parte dos já eleitos e dos que pleiteiam vaga na Assembleia, tem suas bases em municípios do Sul/Centro-sul como Lagarto, Estância, Agreste/Sertão, como Itabaiana e Nossa Senhora da Glória e Grande Aracaju, como Nossa Senhora do Socorro.

Caderno Municípios