17/07/2018 as 13:23

Política

Prontuário eletrônico é implantado nas unidades de saúde de Aracaju

Prefeito Edvaldo Nogueira fez o anúncio da implantação na manhã desta terça-feira, 17.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Prontuário eletrônico é implantado nas unidades de saúde de AracajuFoto: Marco Vieira/PMA

“A essência do resultado é o planejamento e hoje nós estamos vendo ser cumprido mais um compromisso que formalizei no Planejamento Estratégico do meu governo e que, juntamente com a secretária da Saúde e dos servidores que se empenharam no projeto, podemos implantar. O que materializa as palavras são as ações e estamos, juntos, fazendo acontecer porque nós trabalhamos para melhorar a vida das pessoas e ninguém pode fazer campanha com a saúde porque ela é um direito à dignidade”.

Foi com essas palavras que, na manhã desta terça-feira, 17, o prefeito Edvaldo Nogueira divulgou a implantação do prontuário eletrônico nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju. Inicialmente, 18 das 44 unidades que estão passando por revitalizações, reformas e ampliações irão receber a instalação do sistema. A primeira delas é a Amélia Leite, no bairro Suíssa, que já tem o prontuário eletrônico em pleno funcionamento. Em seguida, o sistema será implantado na Marx Carvalho e Manoel de Souza Pereira.

O sistema integrará todas redes de atendimento municipal, como a Rede de Atenção Primária (Reap), a Rede de Urgência e Emergência (Reue) e a Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) e também com os Centro de Especialidades Médicas (Cemar). Com o prontuário, será possível evitar a duplicidade de cadastros, economizar e sanar a perda de informações do paciente devido ao uso do papel. Além disso, também irá melhorar a produtividade, controlar o estoque da farmácia e dar mais segurança nas informações.

“Esse processo inovador que estamos implantando vai, sem sombra de dúvida, a médio e longo prazo, fazer uma grande mudança na saúde pública de Aracaju. Podemos dizer que, a partir de hoje, a Saúde está dando o primeiro passo para uma grande transformação até 2020. Enquanto o país ainda vive uma crise, Aracaju parece que está à margem porque nós temos planejamento. Uma das causas que me fez querer voltar à Prefeitura foi justamente melhorar a gestão da saúde que sempre foi algo que me preocupou muito e agora posso me alegrar por ter efetivado um projeto que tanto batalhamos para dar seguimento”, afirmou Edvaldo Nogueira.

Foi ao lado da secretária da Saúde, Waneska Barboza que o prefeito fez o anúncio da implantação do sistema. “Iniciamos com toda a informatização das unidades de saúde. Nós temos um cronograma de implantação de três unidades por mês, até o final do ano queremos implantar em 18, 19 unidades, a depender, poderemos até avançar mais. Temos, ainda, um planejamento para implantarmos na rede de urgência também e, no próximo ano, integrarmos a central de regulação. Isso vai trazer segurança para o paciente porque ele vai passar a ter um cadastro único e esse prontuário vai ser visualizado pelos profissionais de saúde em qualquer uma das redes em que ele for atendido. Isso vai trazer controle para a gestão porque a gente passa a sair de um cenário onde a gente não conseguia ter controle de insumos, de estoque, e a gente passa a ver tudo isso e também passamos a ter economia por não precisarmos utilizar mais o papel, por exemplo. É uma grande conquista para a nossa população”, ressaltou a secretária.

Para que o sistema possa ser implantando nas unidades, todos os profissionais passarão por uma capacitação. “Fizemos um treinamento in loco e cada profissional passou por uma simulação de como se daria a partir de agora. O prontuário eletrônico vem para facilitar a conduta dos profissionais, para dar a referência necessária em tempo mais oportuno, a agilidade na marcação dos exames. É muito importante que todos os profissionais estejam inseridos e entendam o passo a passo de como vai funcionar o sistema. Temos tudo na ferramenta online. O monitoramento vai ser generalizado. Uma semana antes começamos a capacitar os profissionais da Amélia Leite, a primeira unidade a receber o sistema, e assim será nas demais. O sistema é muito simples e a capacitação será feita à medida em que o sistema for sendo implantado em cada unidade. O sistema começa com o cadastro do usuário e já passa para o prontuário, dando acesso a todos os profissionais”, explicou a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde, Sayonara Carvalho.

Se para o usuário a implantação do sistema vai facilitar a rotina nas unidades, para os profissionais que atuarão diretamente com a tecnologia o ganho também é muito positivo. “É um avanço extraordinário porque é uma ferramenta de gestão e gerenciamento de um sistema complexo que é o sistema da saúde. Com essa ferramenta temos a oportunidade de simplificar. Ele vai reduzir a quantidade de problema no funcionamento da saúde. Inclusive, é uma política que vem se tentando implantar no Brasil inteiro, mas com muita dificuldade, e Aracaju conseguiu. É, de fato, um grande salto para a saúde da nossa cidade”, destacou o presidente do Sindicato dos Odontólogos do Estado de Sergipe (Sinodonto), Marcos Santana.

Visita à USF Amélia Leite

Após a solenidade de lançamento, o prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária Waneska Barboza foram à USF de saúde Amélia Leite, primeiro local onde o Sistema de Gestão foi instalado. Lá, os pacientes já estão tendo suas consultas agendadas em meio digital, através do Prontuário Eletrônico. "Fiz questão de vir pessoalmente conhecer o sistema, pois é algo que queremos ver funcionando bem em todas as unidades da rede municipal de Saúde. Conversei com os pacientes, que estavam muito satisfeitos com a novidade", afirmou o prefeito.

Confira a lista de unidades que receberão o prontuário eletrônico por ordem cronológica:

USF Amélia Leite; USF Marx Carvalho; USF Manoel de Souza Pereira; USF José Calumby; USF Joaldo Barbosa; USF José Machado; USF Eunice Barbosa; USF Onésimo Pinto; USF Carlos Hardman; USF Edézio Vieira de Melo; USF Adel Nunes; USF Fernando Sampaio; USF Cândida Alves; USF Anália Pina; USF Humberto Mourão; USF João Cardoso; USF Celso Daniel; USF João Bezerra.

AAN