21/01/2019 as 10:08

Posse

OAB/SE: Estado “vigilante” da entidade será o carro-chefe

A posse solene da entidade ocorrerá nesta segunda-feira, dia 21

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

OAB/SE: Estado “vigilante” da entidade será o carro-chefeFoto: OAB/Divulgação

À frente do comando da gestão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Sergipe, desde o dia 1º de janeiro deste ano, o presidente eleito pela maioria dos advogados, Inácio Krauss de Menezes, assegura que irá reforçar o papel institucional da entidade junto com a sociedade durante o triênio de 2019 a 2021. A posse solene da entidade ocorrerá na segunda-feira, dia 21, às 19h, no Teatro Atheneu.


Eleito com 40% dos votos válidos nas urnas, Inácio Krauss contou para a equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE que desde o dia 1º a nova gestão vem atuando com manifestações importantes para a sociedade. “Fortalecimento da democracia, defesa das prerrogativas da advocacia, direitos humanos e também estamos vigilantes nas questões que atingem a sociedade”, destacou.


Inclusive, o presidente da OAB frisou que o estado “vigilante” da entidade será o carro- chefe durante o triênio que já atua. O episódio recente de atuação da Ordem foi referente à assistência à saúde pública no atendimento hospitalar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju, onde foi emitido um alerta “quanto à legalidade e efetividade da referida contratação emergencial, adotando as medidas cabíveis, caso seja constatada irregularidade de qualquer natureza” – conforme sinalizou a entidade.


Além desse caso, também há o repúdio quanto às declarações feitas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), sobre a intenção e interesse pela extinção da Justiça do Trabalho. A OAB até vai fazer um ato em defesa na segunda-feira, dia 21, às 11h, na sede do TRT 20. De acordo com Inácio Krauss, a atuação no campo da democracia será reforçada. “Mantendo o papel institucional da OAB que é a defesa da democracia, direitos humanos e sociais”, acrescentou sobre como será norteada a gestão nesse triênio.

A eleição
Conforme o JC acompanhou, no dia 19 de novembro do ano passado, 2.199 advogados elegeram Inácio Krauss de Menezes para presidente e Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar para vice. Por essa razão, a chapa 3 foi eleita para assumir o comando da OAB durante o triênio.


Para o pleito, mais de seis mil eleitores estavam aptos a votar. A votação ocorreu em Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Lagarto, Estância e Itabaiana. Além de Inácio, participaram das eleições Carlos Augusto Monteiro Nascimento e Rosilene Rabelo de Jesus Morais, na chapa 1; e Arnaldo de Aguiar Machado Júnior e Gustavo de Andrade Santos, na chapa 2.

Sessão solene
A admissão administrativa dos novos representantes da OAB ocorreu no dia 1º de janeiro, porém na segunda-feira, dia 21, será realizada a posse solene da entidade. A cerimônia está marcada para ocorrer às 19h, no Teatro Atheneu.


Segundo o material divulgado pela entidade, a solenidade será direcionada à investidura da Diretoria do Conselho Seccional da OAB/SE, Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, Presidência do Tribunal de Ética e Disciplina, Diretoria Geral da Escola Superior de Advocacia e Presidência do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, para o triênio de 2019 a 2021.

Por Mayusane Matsunae/Equipe JC