18/03/2019 as 11:00

Alese

Audiência debate Segurança Pública em Sergipe

Representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Agentes Prisionais e Guarda Civil também participaram da audiência com a finalidade necessidades de cada esfera.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Audiência debate Segurança Pública em Sergipe

Na manhã desta segunda-feira, dia 18, o plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), recepcionou, durante realização de Audiência Pública, diversos movimentos de concursados na área de Segurança Pública de Sergipe. Com o tema “Segurança Pública, responsabilidade de todos. Importância do concurso público para a melhora da qualidade de vida da população”, o evento pretende sensibilizar o Governo de Sergipe para a necessidade de investimentos na segurança pública.

Representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Agentes Prisionais e Guarda Civil também participaram da audiência com a finalidade necessidades de cada esfera. A audiência realizada é uma iniciativa dos deputados estaduais Georgeo Passos (Rede), Kitty Lima (Rede), Dr Samuel Carvalho (PPS) e Rodrigo Valadares (PTB). Unidos, parlamentares buscam melhorias no número efetivo da Segurança Pública de Sergipe.

Marcando participação na audiência, o senador Alessandro Vieira (Rede) ressaltou a necessidade de contratações imediatas. “Está na base do serviço de segurança pública se ter a quantidade do efetivo necessário. Sergipe foi levado a ser um dos Estados mais violentos da Federação por conta do descaso dos gestores que deixaram a longos anos de fazer concursos necessários. Corrigir esses rumos é o primeiro passo para ser ter segurança de verdade em Sergipe”, avaliou o senador, ex-delegado civil no Estado de Sergipe.

Para o deputado Georgeo Passos o cenário em Sergipe é caótico quanto à segurança, e destacou a importância de se ter um contingente amplo de profissionais da área. “A cada ano que passa o nosso Estado regride nessa área. A nossa população anda amedrontada. E por mais que o governo venha fazendo a sua parte, a gente percebe que é insuficiente, principalmente, como mostra essa audiência, que é a falta de efetivo, tanto na polícia civil, militar, bombeiros, guardas prisionais e os agente de medidas socioeducativas”, frisou o parlamentar, ressaltando que as categorias vêm com efetivos defasados.

“Governo abriu concursos, mas não finalizou e não dá andamentos devidos. É preciso investir na área de pessoal. Essas pessoas estão cobrando apoio da Alese, dos parlamentares, para sensibilizar o governo. E com isso a segurança melhore”, salientou Georgeo.

Segundo a deputada Kitty Lima, da REDE, a segurança pública deve ser prioridade do governo. “Há sete meses estávamos com índice altíssimo de violência, nada mudou e precisamos resolver. A ideia é mostrar a nossa força, e como o Estado grita por socorro. Pois se o governo chegou pra resolver, que nos aponte a solução”, aponta a deputada.