22/03/2019 as 08:07

CPI da Toga

Senador Alessandro Vieira: Judiciário continua intocado

Delegado disse ao JC que é preciso abrir a “caixa-preta” deste Poder

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Senador Alessandro Vieira: Judiciário continua intocadoFoto: Pedro França

O senador Alessandro Vieira revelou ao Jornal da Cidade que está insistindo na proposta de realização da CPI da Toga por entender que a sociedade quer transparência. “Temos que abrir a caixa-preta do Judiciário”, declarou.


“Já fizemos CPI para o poder Executivo, já investigamos os próprios parlamentares, mas o Judiciário continua intocado. A democracia só existe de verdade com um Judiciário transparente e igual para todos”, comentou.


Ele deixou claro que tem magistrados sob suspeição e a conduta deles precisa ser investigadas. A CPI teria por base de investigação o Supremo Tribunal Federal (STF) e os Tribunais Superiores.


“Como o próprio nome já diz, a CPI das Cortes Superiores se propõe a apurar condutas suspeitas de certos integrantes de tribunais superiores. Portanto, a apuração da CPI não atingiria tribunais regionais federais, tampouco instâncias estaduais”, explicou.


No requerimento da CPI, apresentado na última terça-feira, Alessandro destaca alguns episódios em que são citados nomes de ministros e que ele gostaria de ver todos os casos e outros que poderão ser denunciados sendo apurados.


CPI, caso venha a acontecer, terá um prazo de investigação de 120 dias, limite de despesas fixado em R$ 30 mil e seria composta por dez membros titulares e seis suplentes. O objetivo é claro de investigar condutas ímprobas, desvios operacionais e violações éticas.