15/07/2019 as 07:55

"Menos sufoco"

Prefeitos do sertão estão satisfeitos com as chuvas

Gestores comemoram vegetação verde, açudes e barragens cheios.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Apesar do estrago em alguns municípios por conta da forte chuva, prefeitos que administram a região do sertão sergipano “comemoram” a paisagem que o excesso de água provocou. Além da vegetação, açudes, barragens e muitos reservatórios estão “sangrando”. Segundo os gestores, por essa situação vivida durante esses dias, a próxima estiagem no Estado poderá ser diferenciada e com “menos sufoco”.


Canindé de São Francisco, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Porto da Folha, Carira, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Pinhão e Ribeirópolis fazem parte do sertão sergipano e tiveram a presença da chuva nos últimos dias.


Em Nossa Senhora da Glória, por exemplo, o prefeito Chico dos Correios (PT) reforçou que não ocorreu nenhuma anormalidade e nem sérios prejuízos no município, pelo contrário. “Estamos com as barragens sangrando. E os agricultores estão felizes, tanto os de roça pequena como os maiores. Muitos já tinham feito colheita, outros previam as chuvas e realizaram o plantio. Acredito que em breve teremos uma boa colheita. A lucratividade acima”, comentou.


Assim como Glória, em Gararu os agricultores também já comemoram a chuva. No município, conforme contou a prefeita Elizabeth Freire (PSC), a população estava com expectativa de São Pedro mandar água na terra desde o último sábado. “Em alguns povoados, o pessoal já havia plantado e temia perder toda a plantação. Mas, aí, na segunda-feira, dia 8, amanheceu chovendo. Teremos muito milho em breve”, frisou.


A prefeita, inclusive, destacou a alegria do sertanejo de Gararu e alertou apenas o cuidado nas estradas. “Apesar da alegria do nosso povo bravo, estamos com atenção nas estradas. Estamos com início das aulas para terça-feira, dia 16, mas estamos aguardando o relatório da Defesa Civil do município. A equipe está visitando pontes, passagens para ver se há condição de dar início ao retorno, se não vamos suspender”, acrescentou.


Enquanto isso, em Carira, o prefeito Arodoaldo Chagas (PSC) destacou o estado de alerta em razão do rompimento da barragem de Pedro Alexandre, na Bahia, que atingiu o município vizinho, Coronel João Sá. “Os riachos aqui transbordaram de forma irregular com o volume de água muito alto. Então, duas casas em Carira caíram e foi o nosso prejuízo até o momento. Tudo isso ocorreu porque estamos próximos dos municípios baianos e, inclusive, vamos dar o suporte para as famílias desalojadas”, disse.


Segundo o prefeito de Carira, a Secretaria Estadual da Saúde já direcionou suporte para atendimento. “Também estamos com a Secretaria Municipal da Saúde para qualquer eventualidade. O município baiano pode encontrar apoio em Carira. Coronel João Sá faz divisa aqui”, contou.


Tobias Barreto
Fora da área do sertão, o Município de Tobias Barreto recentemente passou por um sufoco na estiagem por conta da falta de água. Naquela época o JORNAL DA CIDADE até registrou o revezamento e racionamento que a população fazia. Por sua vez, agora “o jogo virou” na região.


De acordo com as informações da assessoria da Prefeitura de Tobias Barreto, os reservatórios estão abastecidos, as barragens sangrando e vão poder ajudar durante o período de estiagem. Na agricultura, a administração salientou que havia fornecido horas de tratores e doação de sementes do governo estadual para 600 famílias. Então, no município, houve a preparação da terra, plantio, chuva e agora os produtores rurais esperam a colheita.

Por Mayusane Matsunae/Equipe JC