11/09/2019 as 09:24

SETEMBRO AMARELO

Gonzaga defende prevenção ao suicídio

O parlamentar fez um alerta sobre a necessidade de prevenção ao suicídio, mostrando dados da mobilização que ocorre desde 2014.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Campanha Setembro Amarelo, que está sendo realizada durante todo este mês, foi destacada pelo vereador Dr. Gonzaga (MDB), no pronunciamento realizado ontem, na Tribuna da Câmara. O parlamentar fez um alerta sobre a necessidade de prevenção ao suicídio, mostrando dados da mobilização que ocorre desde 2014, iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Segundo essas entidades, a tentativa e a concretização do ato de tirar a própria vida é considerado um problema de saúde pública que requer políticas específicas.


“Para mim, o Setembro Amarelo é muito mais que uma campanha de prevenção. Para se ter uma ideia, o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos do mundo, atingindo cerca de um milhão de pessoas por ano”, destacou o vereador, afirmando que o Brasil ocupa a oitava posição no mundo em número de suicídios.


Ainda segundo o parlamentar, entre os anos de 2000 e 2012 houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes, sendo mais de 30% em jovens. “Estima-se que até 2020 haverá um incremento de até 50% no número anual de mortes por suicídios. Essa realidade equivale a aproximadamente 32 casos por dia, número superior ao de vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer”, enfatizou.


Por fim, Dr. Gonzaga disse que a campanha Setembro Amarelo é uma oportunidade para se discutir cada vez mais esse assunto em pautas na Casa Legislativa, buscando informar a população e desenvolver políticas públicas que possam assistir integralmente as pessoas com tendências ou sintomas suicidas.

 

 

| Foto: Gilton Rosas