11/09/2019 as 11:52

ENTREVISTA

“Bolsonaro vem do esgoto e expressa o pior tipo de política”, declara Guilherme Boulos

Para o ex-candidato à presidência do país, o Nordeste tem sido a região mais prejudicada com as decisões do governo Bolsonaro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em entrevista concedida durante live para o Portal do JORNAL DA CIDADE, na manhã de hoje, 11, o ex-candidato à presidência do país, Guilherme Boulos (PSOL), declarou que o atual presidente, Jair Bolsonaro, vem do "esgoto da política". Boulos falava sobre o ódio que Bolsonaro tem do povo do Nordeste, e associou à raiva do presidente à derrota que ele sofreu na região durante as eleições 2018.

Guilherme Boulos, atual coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-teto (MTST) do Brasil, chegou em território sergipano na noite de terça-feira, 10, afim de organizar uma oposição ao presidente Bolsonaro, aliado a outros partidos do centro-esquerda. Para ele, o principal opositor de Bolsonaro é o próprio presidente. 

“Bolsonaro consegue dar tipo no pé diariamente, inclusive, contrariando discursos da própria campanha, quando se elegeu dizendo que ia acabar com a corrupção, e o que estamos vendo é ele indicar filho para embaixador, demitindo na Polícia Federal quem está investigando a família dele, tudo isso, além da falta completa de projeto para o governo brasileiro, está fazendo com que o Bolsonaro perca muito a aprovação. Enquanto isso, o nosso trabalho, que é uma caravana pelo país, visa fortalecer o movimento social brasileiro, e criar uma oposição mais de rua. Não podemos ter só lá dentro do parlamento, não podemos ter uma oposição que fique só nas redes sociais. Temos que dialogar, olho no olho com o povo brasileiro”, disse Boulos.

Ainda conforme o ex-candidato, o Nordeste tem sido severamente prejudicado com as decisões atuais do governo Bolsonaro. Ele cita o corte no crédito da Caixa Econômica Federal, onde em 2018 foi destinado ao Nordeste 20%, e esse ano somente 2% foi enviado.

“A região tem sido prejudicada, deliberadamente pelo governador, com a tentativa de retaliar os governadores dos estados do Nordeste, mas, que acaba retaliando o povo. Eu estive conversando com reitores de várias universidades federais nordestinas, e eles disseram que se os cortes da educação não foram suspensos, mês que vem não terá aula, porque não tem dinheiro para as contas básicas, como energia. O Bolsonaro não gosta do Nordeste, porque não elegeu ele”, destaca Boulos.

Os resultados dos cortes, de acordo com Boulos, é a queda no investimento, que gera desemprego. “Ao gerar desemprego, reduz o consumo, ao reduzir o consumo, reduz a arrecadação, porque os impostos no Brasil, lamentavelmente, estão sob o consumo. Então isso tem jogado o país no buraco, especialmente o Nordeste, que está numa situação crítica de desemprego, com a volta da fome. Isso só vai se reverter com uma política de investimento público massivo, de geração de empregos, investimento em infraestrutura, investimento social”, acredita.

Logo mais, às 17h, acontecerá o ato de filiação ao PSOL, no Museu da Gente Sergipana, que contará com a presença do Guilherme Boulos. Além disso, ele também fará parte de um grande debate na Universidade Federal de Sergipe (UFS), às 19h, com a temática "Oposição é na rua". 


|Reportagem: Laís de Melo

||Fotos: André Moreira