13/11/2019 as 10:24

Sergipe

Deputada apela à bancada federal pela Petrobras

Para ela, desativar o escritório da empresa, cuja previsão é 31 de março do próximo ano

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) protocolou junto à mesa diretora da Assembleia Legislativa, Moção de Apelo, endereçada à bancada federal sergipana com o fito de pedir que parlamentares e senadores se engajem na luta para que o escritório administrativo da Petrobras, em Sergipe, não seja desativado.

“O nosso apelo é uma tentativa de preservamos a Petrobras em nosso Estado, considerando que a sua desativação irá gerar um prejuízo socioeconômico imensurável. É uma medida que afeta os trabalhadores diretos e, também, indiretos, pois envolve toda uma cadeia produtiva”, justificou a deputada.

Na propositura Maria ponderou que Sergipe continua em alta no que diz respeito ao desenvolvimento econômico através da exploração petrolífera e do gás natural, considerando que há pouco foi iniciada uma nova perfuração por parte da Petrobras, no bloco SEAL-M-424, na Bacia de Sergipe-Alagoas.

“Esse bloco é operado 100% pela Petrobras e o Plano de Negócios 2019-2023 da estatal prevê, no último ano, a instalação de uma plataforma na bacia, além da construção de uma unidade de tratamento de gás em Sergipe para viabilizar o escoamento e processamento de gás dos campos de águas profundas descobertas na região”, salientou.

Para ela, desativar o escritório da empresa, cuja previsão é 31 de março do próximo ano, é seguir na contramão do desenvolvimento de atividades da estatal no Estado. Maria lembrou que em 2018 a empresa colocou em processo de hibernação a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras, causando sérios prejuízos à economia de Sergipe e provocando apreensão aos trabalhadores, uma vez que ainda não houve arrendamento pela iniciativa privada.