07/02/2020 as 11:33

FALOU AO VIVO

Zerar ICMS para combustível nos estados é impossível, afirma o senador Alessandro

O parlamentar concedeu entrevista para a rádio Nova Brasil FM na manhã de hoje

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na manhã desta sexta-feira, o senador Alessandro Vieira (Cidadania), falou sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro, de querer zerar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) do combustível nos estados. Para o senador, isso é algo impossível de ser executado.

Em 2019, a participação do ICMS na arrecadação do Estado de Sergipe foi de 86,67%. Ele é o principal tributo estadual. O presidente Jair Bolsonaro afirmou recentemente que faz “papel de otário” ao reduzir o preço dos combustíveis nas refinarias e a queda não chegar às bombas, e consequentemente desafiou todos os governadores estaduais a zerarem esse imposto sobre o combustível.

O senador Alessandro Vieira, por sua vez, afirmou durante entrevista na Nova Brasil FM, na manhã desta sexta-feira, 07, ter enxergado a proposta do presidente como uma “piada”. “Ele tem uma forma de se comunicar muito peculiar. Claramente isso é uma coisa impossível de ser executada. Não dá para zerar um imposto a não ser que você aumente em outra proporção outro imposto, porque as despesas não desaparecem”, disse.

Segundo o senador, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, postou em um dos grupos dos parlamentares, que assina embaixo da afirmação de Bolsonaro sobre o ICMS. “Falta seriedade. Não pode fazer demagogia com coisa séria. Tem que ter clareza do que está falando. E não fazer teatro”, pontuou.

Alessandro Vieira, ao ser questionado pelo radialista André Barros sobre as ações dele enquanto senador, destacou o maior desastre ambiental de Sergipe e a contribuição positiva durante o processo.

“Sergipe foi o único estado que recebeu verba para combater o desastre do óleo”, disse. E seguiu pontuando as principais ações. “Tem pela primeira vez um edital público para distribuir as emendas. Ontem recebi o prefeito de boquim em Brasília, e ele meio desconfiado porque tinha chegado R$ 250 mil reais para a saúde. Porque a lógica normal é fazer um acordo policio ou com empresário, mas a gente fez ao contrário. Fizemos com o povo. O povo votou e pediu o projeto. Mais de 16 mil pessoas votando. Itabaiana recebeu 3 milhões e meio para fazer um Centro de Reabilitação, a maior emenda individual, e que veio do senador. A gente colocou mais de 11 milhões na Segurança Pública de Sergipe, sem ter um pedido do governador. Certamente nenhum parlamentar colocou um valor como esse”, disse.

Está sendo discutida também a construção de um Hospital de Câncer no município de Lagarto. “Nós fizemos a coordenação do pacto, que se for cumprido pelos parlamentares sergipanos, teremos o hospital de câncer em Lagarto no prazo de 36 meses. A nossa equipe já recebeu essa orientação de aproximar mais ainda da prefeitura de Lagarto. Se os parlamentares cumprirem o acordo a gente tira em três anos isso de papel e coloca para funcionar”, concluiu.

|Da redação do JC Online

||Foto: Divulgação