07/02/2020 as 19:09

AVANÇO

Projetos Executivos da duplicação da BR 101 Sul e BR 235 serão licitados pelo DNIT

A previsão do órgão é a liberação de mais 10 km da BR 101 Norte até o carnaval

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Durante uma reunião entre o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) em Sergipe, Gustavo Defilippo, com o deputado federal Laércio Oliveira (PP) e o estadual Zezinho Sobral (Pode), foram anunciadas as novas medidas para por em prática o Projeto Executivo da duplicação da BR 101 Sul, de Estância até a divisa com a Bahia, em Cristinápolis, e o Projeto Executivo da duplicação da BR 235, de Aracaju até o trevo de Ribeirópolis.

A diretoria nacional do DNIT disponibilizou recursos para a realização das duas ações e, agora, o processo licitatório começará a ganhar forma. “Vamos licitar o Projeto Executivo da duplicação dessas duas rodovias. Por enquanto, temos a garantia do recurso junto à diretoria do Dnit para promovermos a licitação dos projetos dessas obras. Estamos com esse apoio para que a licitação aconteça”, afirmou o superintendente do DNIT em Sergipe.

A discussão sobre a continuidade da duplicação começou há cerca de um ano, quando a Comissão Temporária de Representação Externa da Assembleia Legislativa foi criada para fiscalizar e cobrar celeridade das obras que, até então, estavam paradas.

Com a adesão dos deputados estaduais e da bancada federal e dos senadores, algumas reuniões na sede nacional em Brasília e com o Ministério da Infraestrutura foram realizadas. Agora, a previsão é de que mais  10 quilômetros duplicados entre o KM 03 e o KM 28 sejam concluídos em breve.

“Se a chuva não comprometer e o DNIT liberar esses 10 quilômetros até o Carnaval, teremos o total de 37 quilômetros duplicados e em atividade. Isso significa que metade do trecho da BR 101 Norte estará liberada. A conclusão da BR 101 é um pleito do povo sergipano que há muitos anos esperava por isso. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, se comprometeu em liberar 25 quilômetros da rodovia federal até o final de 2019 (e cumpriu) e que, em 2020, seria concluído o restante do pavimento asfáltico para duplicação e as obras de arte (viadutos e pontes). Ficamos entusiasmados com as notícias recebidas hoje pelo DNIT”, comemorou Zezinho Sobral, que criou a Comissão da Alese.

Em Sergipe, a BR 101 possui 206 quilômetros de extensão, sendo que a duplicação compreende 104 quilômetros. Na opinião do deputado federal Laércio Oliveira, com a BR 101 duplicada, Sergipe terá um grande salto no desenvolvimento. “A soma dos esforços e o diálogo constante geram resultados para atender às demandas do nosso povo. São muitos sergipanos, turistas e caminhoneiros que diariamente utilizam a BR 101 e precisam de segurança. Agradecemos ao superintendente do DNIT por sempre ser solícito e nos informar. Os avanços já existem e vamos, juntos, continuar atentos”, comentou Laércio Oliveira.

|Com informações da Assessoria de Comunicação
||Fotos: Assessoria de Comunicação