12/02/2020 as 19:25

MUDANÇAS

Bolsonaro convida general Braga Netto para Casa Civil

Com a decisão, Onyx Lorenzoni deverá ser deslocado para Ministério da Cidadania

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Bolsonaro convida general Braga Netto para Casa CivilFátima Meira/Estadão

O presidente Jair Bolsonaro convidou, nesta quarta-feira, 12, o general Walter Souza Braga Netto para assumir o comando da Casa Civil da presidência. Aos 62 anos, Braga Netto, que é militar da ativa, é chefe do Estado-Maior do Exército. Enfraquecido no comando da Casa Civil, o ministro Onyx Lorenzoni deve ser realocado para o ministério da Cidadania, atualmente comandado por Osmar Terra.

Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o general, ao longo de sua carreira, comandou o 1º Regimento de Carros de Combate e foi chefe do Estado-Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e do Comando Militar do Oeste. Também comandou a 1ª Região Militar (Região Marechal Hermes da Fonseca). Braga Netto, segundo informações publicadas no Portal do Ministério da Defesa, possui 23 condecorações nacionais e quatro estrangeiras.

Em setembro de 2016, Braga Netto assumiu o Comando Militar do Leste (CML), depois que o general Fernando Azevedo e Silva deixou o posto e assumiu o Estado-Maior. À época de sua posse, sua atuação foi elogiada pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann. No mesmo ano, o militar foi coordenador geral da Assessoria Especial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Em 2018, ele foi o responsável pela intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, comandando as polícias Civil e Militar, além dos Bombeiros. Braga Netto também integrou a ação que envolveu as Forças Armadas na crise da segurança no Espírito Santo, em fevereiro de 2017. Na ocasião, foi realizado um reforço na segurança em municípios do estado devido ao aumento da violência, batizada de "Operação Capixaba". O emprego das Forças Armadas, naquela época, foi uma resposta à paralisação da PM no estado. Reivindicando melhores condições de trabalho, parentes de policiais militares acamparam em frente aos batalhões, "impedindo" a saída dos agentes de segurança.

Braga Netto também foi adido de Defesa na Polônia e, como oficial-general, foi adido Militar do Exército junto à Embaixada dos Estados Unidos.

|Fonte: Agência O Globo