28/05/2020 as 16:48

DURANTE PANDEMIA

Aprovado PL que garante distância em estabelecimentos

Na oportunidade, outros quatro Projetos de Lei foram aprovados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os deputados aprovaram na sessão remota desta quinta-feira, 28, projetos, indicações e requerimento. Entre os projetos de lei aprovados, o de autoria do deputado Dr. Samuel (CIDADANIA), determinando que estabelecimentos autorizados a funcionar com atendimento ao público durante a pandemia do novo coronavírus, garantam distância mínima com sinalização de um metro entre as pessoas nas filas.

“A sinalização poderá ser feita através de etiquetas, fitas adesivas ou similares, afixadas no piso dos estabelecimentos. Com a aprovação do nosso projeto, todos deverão após a sanção do governador do estado, seguir as recomendações necessárias visando diminuir o número de contaminação no estado”, destaca acrescentando que os órgãos de controle serão responsáveis pela fiscalização.

 Outros Projetos

Também foram aprovados o Projeto de Lei Ordinária de autoria do deputado Adailton Martins (PSD), proibindo o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico no estado de Sergipe; o Projeto de Lei Ordinária de autoria do deputado Rodrigo Valadares (PTB), instituindo o Dia do Rock; Projeto de Lei Ordinária de autoria do deputado Dilson de Agripino (CIDADANIA), declarando a Lira Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, sediada em Tobias Barreto, como Patrimônio Cultual e Imaterial do Estado de Sergipe.

E o Projeto de Lei Ordinária, de autoria do deputado Luciano Pimentel (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização do Código QR em todas as placas de obras públicas estaduais, além do Projeto de Lei ordinária de autoria do deputado Iran Barbosa (PT), instituindo a Semana do Fisco Estadual.

Indicações

Foi aprovada uma indicação da deputada Kitty Lima, solicitando ao prefeito de Nossa Senhora do Socorro, que seja feita a suspensão do corte de árvores no conjunto Marcos Freire e a implementação de uma política de arborização no município.

O deputado Iran Barbosa (PT), teve uma indicação aprovada, solicitando ao governador a averiguação de denúncias públicas apresentadas pelos trabalhadores do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória e a implantação de um setor para atendimento específico às vítimas da Covid-19 e a distribuição em número suficiente, de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), além de médicos suficientes para atenderem os usuários que buscam os serviços daquela unidade de saúde.

O deputado Dr. Samuel Carvalho, teve duas indicações aprovadas: uma solicitando ao governador Belivaldo Chagas através da Secretaria de Estado da Saúde, atenção no atendimento contra o câncer durante a pandemia do novo coronavírus. E outra solicitando ao diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, que seja feita a implantação do sistema de esgotamento sanitário na Travessa Ivo Holanda, Loteamento Novo Horizonte em Nossa Senhora do Socorro.

Os deputados aprovaram ainda o requerimento da deputada Janier Mota, convidando a secretária de Estado da Saúde, Mércia Simone Feitosa de Souza, para prestar esclarecimentos na Alese, quanto às medidas tomadas durante a pandemia do novo coronavírus em Sergipe.

Templos Religiosos

Ainda na sessão remota desta quinta-feira, os deputados Capitão Samuel (PSC), Dr. Samuel Carvalho, Zezinho Guimarães (MDB) e Goretti Reis (PSD), destacaram a importância da reabertura dos templos religiosos.

Capitão Samuel fez um apelo ao governador para que seja viabilizada a reabertura dos templos religiosos.

“Ontem recebi a visita de alguns pastores evangélicos de Sergipe e hoje conversei com quatro padres. Em São Paulo os templos já foram reabertos com 30% da capacidade da igreja e com os devidos cuidados, assim como o Rio de Janeiro e a região Sul do país. Estamos com muitos problemas de depressão, suicídio e aumento da violência e sabemos que as igrejas ajudam demais. Peço ao governador que na próxima reunião que tiver com a equipe, analise com cuidado, pois os cristãos estão precisando da palavra de Deus”, acredita.

O deputado Samuel Carvalho seguiu a mesma linha e disse já vir defendendo há muitos dias a reabertura dos templos religiosos.

É preciso que vejam os templos religiosos como serviços essenciais. O governador precisa reavaliar essa situação para ajudar as pessoas. Eu concordo com o isolamento social, só que traz alguns prejuízos com a parte espiritual, as pessoas com depressão, praticando suicídios, jovens se automutilando; perdemos semana passada uma criança de 9 anos em Nossa Senhora do Socorro. Eu já venho defendendo essa bandeira há dois meses e as igrejas é como se fossem uma espécie de socorro”, entende.

De acordo com o deputado Zezinho Guimarães, “é preciso discutir as sugestões e os desejos da sociedade. Precisamos elaborar um plano e ouvir sugestões para que possamos construir a reabertura dos templos e dos estabelecimentos”, complementa.

A deputada Goretti Reis lembrou que o isolamento social traz angústia e que a preocupação é das igrejas como um todo, independente da religião.

“Eu senti na pele quando vi minha filha diagnosticada com a Covid-19, fiquei em pânico, muito insegura, foi como se eu tivesse recebido um atestado de óbito. O isolamento cria uma angústia grande nas pessoas e a gente precisa ter fé e encontrar pessoas que nos dêem suporte. É ponderável que o governo reveja a possibilidade de reabertura dos templos religiosos e do comércio, pois vamos conviver com essa pandemia por muito tempo”, acredita.

Fonte: Alese
Foto: Júnior Matos