18/06/2020 as 11:02

INVESTIMENTOS

Lei do gás e atração de investimentos para Sergipe é debatida em videoconferência

Entre os temas, foi discutida a aprovação da lei do gás com os membros do Fórum do Gás

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lei do gás e atração de investimentos para Sergipe é debatida em videoconferência

O deputado federal Laércio Oliveira participou, nos dias 16 e 17, de três videoconferências para tratar sobre investimentos no gás no Brasil e em Sergipe. Em uma das reuniões foi discutida a aprovação com urgência da lei do gás com os membros do Fórum do Gás, entre eles o coordenador Paulo Pedrosa, que também é presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). O superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, Marcelo Menezes, também participou das reuniões.
A Lei do Gás é importante para incentivar a reindustrialização do país, a geração de empregos e produção de energia mais barata. Laércio é relator da lei e lembrou que solicitou ao presidente Rodrigo Maia que seja votada o quanto antes no Plenário da Câmara dos Deputados. Pedrosa afirmou que algumas estratégias estão sendo desenvolvidas para defender essa pauta junto ao presidente da Câmara.

Sergipe possui a maior reserva nacional do combustível, descoberta recentemente seria muito beneficiado. “Quero parabenizar o protagonismo e a visão de abertura e de futuro de Sergipe, alinhada com o que a gente tem visto no mundo, além do protagonismo pessoal do deputado nessa questão”, afirmou o presidente da Abrace.

Os membros do Fórum do Gás também elogiaram o artigo “Pela aprovação imediata do novo marco regulatório do gás natural”, de autoria de Laércio e publicado pelo portal especializado em energia EPBR. A repercussão do artigo foi grande, inclusive no boletim para investidores internacionais do Bradesco.

Frente Parlamentar
O deputado também conversou com representantes Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica (Anfacer) para discutir a formação de uma Frente Parlamentar do Gás Natural.

O deputado lembrou que o momento é propício para a criação da Frente Parlamentar do gás, juntando os elos da cadeia produtiva consumidora. “Em função do momento que passamos a viver, essa Frente Parlamentar pode conquistar um espaço importante na Câmara dos Deputados, porque leva uma visão do consumidor sobre o gás natural e seus benefícios para a economia de todo o país. Na especificidade dessa frente, o foco deve ser centrado nas entidades de consumo, é isso que o setor do gás vai precisar”, disse.

O diretor de relações institucionais e governamentais da Anfacer, Luís Fernando Quilici, valorizou a atuação política do deputado Laércio e disse que é necessário promover um melhor entendimento do que é o consumo do gás pelas pessoas de modo direto e indireto.

“Laércio pode aglutinar muitos setores e pessoas para o processo da lei do gás. Precisamos avançar nisso e desenvolver temas importantes para o entendimento da cadeia produtiva do gás natural e sua importância para a cerâmica. Todas as pessoas dependem do gás em seu dia-a-dia, pois alimenta a indústria e os produtos fazem parte da vida das pessoas”, comentou.

O deputado disse que irá buscar a coleta de assinaturas para a formação da Frente Parlamentar, sugerindo que seja mista, composta por deputados e senadores. “Sergipe é um Estado com potencial para expansão do parque industrial da cerâmica, setor que movimenta mais de R$ 20 bilhões na economia brasileira, com produção de mais de 800 milhões de m² de peças e consumo de mais de um bilhão de metros cúbicos de gás, que respondem por 30% dos custos operacionais das empresas do setor”, acrescentou.