23/06/2020 as 09:59

POLÍCIA

Valdevan 90 diz que apenas cedeu fazenda para a live

Assessoria garantiu que deputado só emprestou espaço para apresentação do artista

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado federal Valdevan Noventa (PSC) apenas cedeu, gratuitamente, uma área da fazenda para que o cantor sergipano Kaelzinho Ferraz realizasse uma live na noite do último sábado, dia 20. A informação passada pela assessoria do parlamentar foi para rebater os vídeos que viralizaram nas redes sociais em que registram a aglomeração de pessoas em uma suposta festa descumprindo as recomendações dos órgãos da Saúde referentes aos cuidados de combate ao coronavírus. Conforme aponta as imagens dos vídeos, é possível verificar a presença de pessoas descumprindo o isolamento social e, em sua maioria, também sem fazer o uso de máscaras de proteção facial – sendo de caráter obrigatório em todo o Estado.

O episódio chamou a atenção e preocupação das autoridades, pois Sergipe atravessa a pandemia já registrando aproximadamente 19 mil casos confirmados e quase 500 mortes por coronavírus – dados obtidos pela Secretaria Estadual da Saúde até o fechamento desta matéria. Sobre o conteúdo que circulou, a assessoria de imprensa emitiu uma nota esclarecendo que Valdevan Noventa “não tem nenhuma responsabilidade à mencionada live. Apenas cedeu, gratuitamente, uma área de sua fazenda para a realização da mesma”.

A propriedade, localizada no Município de Arauá, foi o palco do show do cantor Kaelzinho Ferraz, que foi transmitido ao vivo no canal do artista em uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Ainda na nota, a assessoria afirmou que “foi exigido que as pessoas presentes estivessem portando álcool em gel e usando máscaras”, apesar do contrário ter sido registrado no vídeo. Durante a transmissão da apresentação do cantor, o deputado Valdevan Noventa fez uma aparição. “Foi convidado para subir ao palco e, naquele momento, retirou sua máscara para se pronunciar. Logo após, deixou o local, não permanecendo no evento”, pontua. A assessoria de imprensa, por fim, diz que Valdevan Noventa tem se sensibilizado à situação de toda a classe artística que está impossibilitada de realizar shows e eventos, perdendo a sua única fonte de sustento e renda.

Polícia vai investigar a realização do evento

Após repercussão nas redes sociais e na imprensa nacional, o secretário de Segurança Pública (SSP), João Eloy de Menezes, determinou que a Polícia Civil averigue as imagens que registram uma festa realizada na noite do último sábado, dia 20, em uma propriedade localizada no Município de Arauá, na região Sul de Sergipe – pertencente ao deputado federal Valdevan Noventa (PSC).

De acordo com o secretário João Eloy, o caso será acompanhado pela Coordenadoria das Delegacias do Interior. No teor do vídeo, a SSP relata que mostra uma grande aglomeração de pessoas, descumprindo decreto governamental em vigência para evitar o aumento dos casos de coronavírus em Sergipe. Ainda segundo a SSP, o episódio pode ter infringido a legislação vigente. “Claramente, há prática de alguns crimes previstos no Código Penal e que têm sido utilizados por autoridades policiais para responsabilizar pessoas nesse período da quarentena e de normas definidas pelo poder público, a exemplo do crime de desobediência e contra a saúde pública”, informou a assessoria de imprensa do órgão.

Empresa Sobre o episódio, Teo Santana Produções Artísticas utilizou as redes sociais para esclarecer que não teve relação com a live do cantor Kaelzinho Ferraz, apesar de manter contrato comercial para venda de shows com a empresa que administra carreira do artista. “A mencionada live não foi divulgada nos canais de divulgação da empresa Teo Santana justamente pela ausência de qualquer tipo de participação. A empresa que administra a carreira do artista informou que estará apurando o ocorrido e avaliando as medidas cabíveis, diante, segundo a empresa, da quebra de cláusulas contratuais do Kaelzinho Ferraz”, publicou.

|Por Mayusane Matsunae
|| Foto: Reprodução/Redes Sociais